Você conhece os principais tipos de previdência complementar?

Um dos tipos de ativos mais ofertados no setor de Assessoria de Investimentos são os Fundos de Investimentos.

 

Em uma rápida definição podemos dizer que um Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos sob forma de condomínio, em que os cotistas possuem os mesmos interesses e objetivos ao investir no mercado financeiro e de capitais, ou seja, é a união de recursos de investidores que tem os mesmo objetivos e desejam investir no mesmo tipo de ativo.

 

Se você pretende ou já trabalha no mercado de assessoria de investimentos precisa conhecer bem os principais tipos de investimentos e quais são suas principais características.

 

Para facilitar o conhecimento dos tipos de fundos, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) classificou os fundos em quatro tipos principais:

 

1 – Fundos de Renda Fixa.

 

Como o nome já sugere esse tipo de fundo aloca a maior parte de seus recursos (no mínimo 80%) em ativos de renda fixa. São voltados para investidores com perfis conservadores e buscam acompanhar os benchmarks de renda fixa.

 

2 – Fundo Cambial.

 

Esse é um tipo de fundo que usa moedas estrangeiras como parâmetro de rentabilidade. E dentre suas características ele precisa investir pelo menos 80% de seu patrimônio líquido em ativos que busquem acompanhar a variação de preços de moedas estrangeiras.

 

3 – Fundo Multimercado.

 

O nome deste fundo já é quase autoexplicativo. No caso dos fundos multimercado não há restrição sobre em qual tipo de ativo ou limite para uso de patrimônio líquido em determinado tipo de ativo. Ele pode investir livremente em múltiplos mercados.

Porém existe uma característica que o assessor precisa observar. O percentual mínimo que o fundo vai explorar de cada mercado estará distrito no regulamento do fundo.

 

4 – Fundo de Ações.

 

Esse tipo de fundo como o nome já diz. É um fundo que tem seu foco principal o investimento em ações. Por definição da CVM esse tipo de fundo precisa alocar pelo menos 67% do seu PL em ações que sejam negociadas em bolsas de valores.

 

Esse fundo é mais voltado para investidores que tendem a manter seus ativos alocados por um período maior de tempo, tendo em vista que os preços das ações que compõem sua carteira estão sujeitos a variações.

 

Qual tipo de fundo ofertar?

 

Para que você saiba qual tipo de fundo é mais interessante para o investidor, é necessário realizar a pesquisa de perfil para entender melhor quais são seus objetivos, metas, tempo que pretende manter o valor alocado no determinado ativo e entre outras informações.

 

Para entender e até saber ofertar de maneira adequada o profissional de assessoria precisa estar capacitado com as habilidades técnicas e comportamentais adequadas. Muitos profissionais tem dificuldade no momento de ofertas esse tipo de ativo, se você é um deles, fique tranquilo. Podemos te ajudar.

 

Conheça o Programa de Alocação de Talentos em Assessoria de Investimentos. Neste programa você aprende com profissionais atuantes no mercado como se tornar um profissional fora da curva. Quer saber mais clique no link abaixo.

 

(Clique aqui para conhecer o Programa de Alocação de Talentos em Assessoria de Investimentos).

Sobre o Autor

Felipe Oliveira

Publicado em 21/01/2021

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As pessoas também estão lendo...

Eles são um dos tipos de investimentos mais ofertados no Brasil, por serem uma opção com menor risco de crédito e ideal para investidores com perfis conservadores e moderados. Mas se você quer trabalhar com assessoria de investimentos, precisa ir a fundo e conhecer esses ativos de forma completa.   Como o nome já diz,…
Um dos tipos de ativos mais ofertados no setor de Assessoria de Investimentos são os Fundos de Investimentos.   Em uma rápida definição podemos dizer que um Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos sob forma de condomínio, em que os cotistas possuem os mesmos interesses e objetivos ao investir no mercado financeiro e…
O mercado competitivo e recuperação da economia em 2021 prometem trazer um número maior de oportunidades e grandes chances para os profissionais que desejam atuar no ramo de assessoria de investimentos. O cenário econômico brasileiro mudou. Se antes os investidores conseguiam bons rendimentos com aplicações conservadoras, atualmente com a Selic em 2% e a poupança afundando…

E-book | Erros do Empreendedor

Criar um negócio do zero é doloroso, de verdade. Ninguém quer te ajudar e nada ao seu redor vai facilitar o seu caminho. Mas sabe quanto tempo você tem pra ficar reclamando disso? ZERO. É assim que funciona: ou você aposta, ou você morre. Então esquece de uma vez por todas as probabilidades. Vai lá e constrói a oportunidade que você precisa com os farrapos que encontrar à sua volta.

BAIXE AQUI

E-book | Financial Advisor – O Guia Definitivo

Se você sonha em ter uma carreira de sucesso no ramo de Advisory e não sabe por onde começar, esse e-book certamente é para você. Aqui você poderá conferir tudo sobre o dia a dia e o perfil de pessoas que se destacam nesse mercado.

BAIXE AQUI