Foi só a bolsa superar os 100 mil pontos que alguns investidores, até outro dia desesperados com a queda do mercado, já aparecem querendo investir em ações. Esse comportamento não é novidade. Comprar caro e vender barato é uma rotina para os investidores despreparados ou desassistidos de um profissional.

Quer outro exemplo? A Fidelity realizou um estudo para observar o resultado dos investidores médios do Magellan Fund. Em função da performance de sucesso o fundo gerido por Peter Lynch ficou mundialmente conhecido. O estudo concluiu que, apesar do retorno médio de 29,2% a.a, o resultado do investidor médio foi negativo. Sim, o cidadão conseguiu investir em um fundo que entregou quase 30% a.a ao longo de 13 anos e saiu mais pobre! Como isso foi possível?

É muito comum observar investidores que investem “naquilo que vem se valorizando” na esperança que continue subindo e que consigam ganhar dinheiro fácil. O investidor não conhece os seus investimentos e, quando surpreendido por alguma forte queda do mercado, é dominado pelo medo e as suas decisões são movidas pelos impulsos. 

Pautar a decisão de investimento em função da performance recente é equivalente a dirigir numa estrada escura olhando para o retrovisor.

Imagine a seguinte situação: você pretende comprar um apartamento e durante meses pesquisa locais, plantas e preços. Sua conclusão é que pagar R$ 500 mil no apartamento escolhido é um bom preço. Coincidência ou não, aparece um vendedor oferecendo exatamente o apartamento desejado por R$ 450 mil. O que você faria? Desistiria de comprar pq o preço caiu?

Toda vez que o mercado cai ele oferece um “apartamento barato” para os investidores preparados.

 

Sobre o Autor

Felipe Oliveira

Publicado em 17/08/2020

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As pessoas também estão lendo...

Foi só a bolsa superar os 100 mil pontos que alguns investidores, até outro dia desesperados com a queda do mercado, já aparecem querendo investir em ações. Esse comportamento não é novidade. Comprar caro e vender barato é uma rotina para os investidores despreparados ou desassistidos de um profissional. Quer outro exemplo? A Fidelity realizou…
Se você está em busca de uma oportunidade de emprego, uma das melhores coisas que pode acontecer é ser chamado para uma entrevista.   Porém, para alguns, esse pode ser um momento de grande ansiedade, pois o candidato possui apenas alguns minutos para “encantar o entrevistador”.   Para ajudar a aumentar suas chances de ser…
Sempre tive pais que apoiaram minha educação, mas me sentia muito pressionado e essa pressão não vinha deles. Eu me cobrava para atender todas as expectativas que eram colocadas sobre mim e queria ser aprovado em um processo seletivo no mercado financeiro.   Meu pai trabalhava no mercado financeiro, e era muito difícil chegar em casa…

E-book | Erros do Empreendedor

Criar um negócio do zero é doloroso, de verdade. Ninguém quer te ajudar e nada ao seu redor vai facilitar o seu caminho. Mas sabe quanto tempo você tem pra ficar reclamando disso? ZERO. É assim que funciona: ou você aposta, ou você morre. Então esquece de uma vez por todas as probabilidades. Vai lá e constrói a oportunidade que você precisa com os farrapos que encontrar à sua volta.

BAIXE AQUI

E-book | Financial Advisor – O Guia Definitivo

Se você sonha em ter uma carreira de sucesso no ramo de Advisory e não sabe por onde começar, esse e-book certamente é para você. Aqui você poderá conferir tudo sobre o dia a dia e o perfil de pessoas que se destacam nesse mercado.

BAIXE AQUI