Sou formado e não tenho experiência. Como trabalhar no mercado financeiro?

Não é nenhum segredo e eu até mesmo já comentei em alguns outros posts sobre o fato de conseguir uma posição para trabalhar no mercado financeiro não ser uma tarefa fácil.

A questão toda gira no fato do mercado financeiro ter a cultura de formar seus profissionais “em casa”.

Quando digo “em casa” me refiro às instituições. A grande maioria dos profissionais do mercado foram estagiários da própria empresa que atuam ou estagiaram em alguma outra dentro desse nicho.

Isso faz do mercado financeiro um ambiente extremamente paneleiro. O acesso a esse mundo para pessoas sem experiência acaba se tornando uma tarefa complicada.

Mas tem um porém…

Difícil nunca foi sinônimo de impossível. A contrapartida para essa problemática é o fato de existir uma grande quantidade de segmentações dentro do próprio mercado financeiro.

Além disso, dentro dessas segmentações, temos inúmeros modelos de negócios diferentes.

Isso faz com que se torne real a possibilidade de alguém conseguir um trabalho no mercado financeiro sem antes ter estagiado no ramo.

Bancos, gestoras, corretoras, consultorias, auditorias são apenas alguns nomes desses modelos de negócios.

Obviamente você terá que mostrar um diferencial e será muito cobrado. Os “nãos” serão mais frequentes que os “sins” na sua jornada e as frustrações também. Principalmente no início da carreira.

O importante é não deixar se abater e continuar a caminhada que, diga-se de passagem, será longa.

 

 

 

Como trabalhar no Mercado Financeiro

E se você acha que está enfrentando um grande desafio por ser recém-formado e não ter experiência…

Você com certeza não sabe do que está falando. Quando penso em alguém formado que quer migrar para o mercado financeiro é impossível não vir o nome Marcus Werneck na minha cabeça.

Esse cara era mergulhador. Isso mesmo que você leu. Mergulhador. E ocupava o cargo de diretor de treinamento em uma empresa de mergulho. Ou seja, completamente nada a ver com mercado financeiro.

Ele ensinava para outros mergulhadores algumas formas de como gerenciar risco e tirar proveito de determinadas situações.

De uma para outra ele resolveu mudar. E mudou. Decidiu que iria trabalhar no mercado financeiro.

Estudou muito e iniciou a carreira dando palestras sobre educação financeira. Garantiu algumas certificações como o CEA da ANBIMA e o exame para habilitação da função de Agente Autônomo de Investimentos da Ancord.

Hoje ele é Sócio-Gestor da MetaStox Investimentos, um escritório de Agente Autônomo de Investimentos credenciado à XP Investimentos, e um dos principais professores do Master In Financial Markets da Proseek.

Como o próprio Werneck costuma dizer, ele continua fazendo a mesma coisa que fazia na empresa de mergulho. Treinar e ensinar.

A única diferença é que ao invés de passar aprendizado no campo do mergulho, ele ensina sobre investimentos e como ganhar dinheiro no mercado financeiro.

É tudo sobre adaptabilidade…

Isso mesmo. Adaptabilidade e vontade de vencer.

Já ouviu aquele famoso bordão que diz que “quem quer da um jeito”? Se o Marcus Werneck deu um jeito mesmo depois de já estar em uma carreira estável, por que você, recém-egresso de uma universidade, não conseguirá?

E olha que no tempo dele as coisas eram bem mais difíceis. Não se tinha esse acesso todo a informação de qualidade disponível 24 horas por dia.

Hoje já existem cursos de mercado financeiro e conteúdo informativo suficiente para as provas de certificações.

A minha dica é que você procure cursos que forneçam ao aluno a experiência prática que o mercado exige. É importante que também tenham um vasto conteúdo teórico para que você consiga aprender sobre o mercado financeiro. Outro ponto são as certificações.

Sem ter experiência no mercado financeiro dificilmente você conseguirá sentar à frente de um gestor em um processo seletivo.

Eles vão exigir de você algum diferencial. Se isso não estiver explícito no seu currículo eles provavelmente nem irão se dar ao trabalho de te convocar para um bate-papo.

Por isso, estudar e prestar exames para conquistar um certificado é praticamente uma obrigação para quem se encontra nessa posição.

Persevere

Esqueça todo aquele glamour que você viu nos filmes de Wall Street. Não existirão atalhos. As pedras no caminho estarão presentes.

Todo início é difícil em qualquer carreira. O mercado financeiro é um ambiente extremamente competitivo e meritocrático. Saberá recompensar você caso sua escolha seja se destacar.

Faça disso uma vantagem e persevere.

Persevere pelo sonho, pelo status ou pela recompensa. Não importa que tem te movido nesse momento, apenas continue.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

On Key

Related Posts

E-book

Erros do Empreendedor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

E-book

Erros do Empreendedor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

E-book

Erros do Empreendedor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.