Quais são os segredos que podem fazer a diferença em uma entrevista para entrar no mercado financeiro?

Se você está em busca de uma oportunidade de emprego, uma das melhores coisas que pode acontecer é ser chamado para uma entrevista.

 

Porém, para alguns, esse pode ser um momento de grande ansiedade, pois o candidato possui apenas alguns minutos para “encantar o entrevistador”.

 

Para ajudar a aumentar suas chances de ser escolhido pelos recrutadores, separamos algumas dicas que vão fazer toda diferença no seu processo seletivo.

 

As primeiras impressões importam 

 

Procure sempre ir alinhado ao dress code da empresa. Usar roupas adequadas ajuda a demonstrar que você se enquadra no tipo de perfil que a empresa está buscando.

 

Outro fato de grande importância é: Nunca chegue atrasado. Pontualidade é sempre algo muito observado pelos recrutadores. Se antes de ser aprovado o candidato já chega atrasado, imagina depois de contratado?

 

Imprevistos acontecem, mas busque sempre chegar cerca de 15 minutos antes do horário marcado.

 

Divida a carreira em etapas para estruturar a conversa com o recrutador

 

Seja você uma pessoa com grande experiência ou pouca, divida sua carreira em etapas, assim você não esquece de nenhum detalhe importante e ao mesmo tempo não se prolonga demais.

 

Fale sobre a etapa onde teve aprendizado, em seguida fale das ferramentas e conhecimentos aprendidos e em seguida explique como aprendeu a colocar as técnicas aprendidas em prática.

 

Estude as perguntas mais comuns

 

Algumas perguntas são clássicas em todas as entrevistas, você deve estar pronto para responder de forma clara e objetiva cada uma delas. Algumas delas são:

 

  • Por que você se interessa em trabalhar na empresa?
  • Quais são seus pontos fortes e fracos?
  • Do que você mais se orgulha? / Quais são suas maiores conquistas?
  • Onde quer estar em 5 anos?

 

Faça uma pesquisa sobre a empresa

 

Não dá para prever todas as perguntas que o recrutador fará. Mas, pesquisando sobre a companhia e sua cultura, você pode tentar se preparar para responder algo que pode surgir.

 

Por exemplo, se uma das marcas da empresa é a inovação, pense em como explicaria suas atitudes com esse valor durante o dia a dia na empresa.

 

Prove competências a partir de ações e resultados

 

Ao fazer a breve apresentação da sua carreira, geralmente algo que acontece logo no início da conversa com o recrutador, enriqueça as informações do currículo falando sobre as ações e resultados.

 

Seja específico sobre o grau de responsabilidade em cada uma das funções, diga quantas pessoas eram lideradas por você, por exemplo. Indique a quem você se reportava. Para mandar bem na entrevista de emprego, não deixe estes detalhes escaparem.

 

Faça perguntas relevantes

 

Por fim, para mandar bem na entrevista de emprego, pergunte coisas relevantes. A maior parte das entrevistas, em algum momento, o recrutador pergunta ao candidato se ele tem alguma questão.

 

Esse comportamento não é em vão ou apenas um gesto educado do entrevistador. Na realidade, o candidato pode realmente utilizar a oportunidade para tirar uma dúvida.

 

Porém, se aqui, o candidato mostra interesse e conhecimento com uma pergunta bem construída, pode se destacar na seleção.

Sobre o Autor

Felipe Gentil

Economista, formado pela PUC-RJ e tem MBA em gestão empresarial pela FGV. É fundador e CEO da Proseek
Publicado em 20/07/2020

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