Por que o Mercado Financeiro pode ser uma opção para você?

Desde que me foi apresentado, passei a enxergar o mercado financeiro como um ramo extremamente atrativo e diferenciado.

Primeiro pelo fato de não existir um bacharel específico para trabalhar em uma das áreas desse mercado. Ou seja, tem espaço para pessoas das mais variadas formações.

Inclusive trabalhei com engenheiros dos mais diversos ramos, bacharéis em direito, contadores, administradores, publicitários, entre muitos outros.

O segundo motivo é muito simples: quem não gosta de ter o seu trabalho reconhecido? Toda aquela preocupação em premiar os que se dedicam e entregam bons resultados é real no mercado financeiro.

E eu não estou falando apenas de mensagens de parabéns ou plaquinhas de reconhecimento. Os prêmios vêm em bonificações e, em alguns casos, ações da companhia.

Mas, vamos ao que é realmente importante…

O que é o Mercado Financeiro?

Mercado Financeiro

Por uma questão de definição, mercado financeiro é, basicamente, o ambiente onde ocorre a compra e a venda de ativos financeiros.

Esses ativos são divididos em valores mobiliários (ações, opções, títulos), mercadorias (ouro, commodities, pedras preciosas) e câmbio (moedas estrangeiras).

O objetivo é facilitar o contato entre os agentes tomadores e poupadores, tanto nos mercados onde muitos produtos são negociados como naqueles onde temos a negociação de apenas um.

Um ponto interessante é que esses dois agentes não precisam estabelecer contato entre si. A própria instituição financeira se encarrega de fazer essa ponte por meio de aplicações.

Além disso, o mercado subdivide-se em 4 grandes segmentações:

  • Mercado de Capitais: É o sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização.
  • Mercado Monetário: O mercado monetário é aquele para realização de financiamento de curto ou curtíssimo prazo, controlando a liquidez da economia.
  • Mercado de Câmbio: Sistema onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central (BACEN) e entre estes e seus clientes, ou seja, o comércio de moedas.
  • Mercado de Crédito: É onde ocorre o processo de concessão e tomada de crédito. Diferentemente do mercado de capitais, os produtos deste sistema tendem a ser ilíquidos.

E não para por aí…

Oportunidades no Mercado Financeiro

Costumo dizer que o mercado financeiro é um mar de infinitas oportunidades para se navegar.

Temos instituições como corretoras de valores mobiliários, gestoras, administradoras, bancos, escritórios de agentes autônomos de investimentos, consultoras e muitos outros modelos de negócios.

Além de várias dessas empresas de todos esses diferentes ramos, temos também milhares de funções das mais variadas extremamente atuantes nessas companhias. Áreas como trading desk, análises diversas, fusões e aquisições, advisory, auditorias e backoffice são alguns exemplos.

Mas só querer não é o bastante.

Perfil de um funcionário

Para conseguir performar em uma carreira do mercado financeiro, não adianta, tem que ter perfil e vocação. Só pelo fato da profissão cobrar de forma extrema, trabalhar nesse ramo exige muita paixão.

Paixão que inclusive deve vir antes do amor pela boa remuneração. Você estará inserido em um mercado profundamente competitivo e meritocrático no qual não há espaço para pessoas medianas.

Mediano no mercado financeiro é sinônimo de medíocre.

Não serão raras as vezes nas quais você chegará cedo no trabalho e sairá tarde. Que trabalhará aos finais de semana, e em determinadas épocas de oscilações do mercado, ficará estressado e preocupado durante boa parte do seu horário de descanso. Sem contar o fator dos estudos. Um profissional do mercado financeiro tem sempre que estar estudando e se atualizando.

Em resumo, tem que ter muita vontade e muita garra para continuar nesse ambiente. Dificuldades aparecerão o tempo todo, mas se você tiver a certeza que é o seu caminho, persevere.

É isso que seus gestores irão esperar de você. E como para tudo na vida existe um lado positivo, será fácil enxergar todas as realizações pessoais e profissionais que estarão no seu caminho.

Principalmente quando o assunto for financeiro…

Salários e bonificações

Esse ponto é um dos mais atrativos. Normalmente é o que chama atenção das pessoas para o mercado financeiro.

Mas como eu disse antes, tentar uma carreira no mercado somente pelo dinheiro é certeza de fracasso.

O mercado financeiro traz consigo a característica de remunerar muito bem os seus funcionários. Além dos salários serem acima da média, as empresas do ramo também pagam bonificações.

Essas são conhecidas pela sigla PLR, as famosas Participações nos Lucros ou Resultados.

Costumam ser pagas de forma semestral ou anual. Outro ponto interessante é que algumas dessas companhias ainda possuem um regime de partnership meritocrático.

Essa cultura reconhece o trabalho dos que entregam acima da média, e além dos bônus, fornece a possibilidade de tornar o funcionário sócio da empresa.

E se depois de ler isso tudo você ainda achar que é o lugar ideal: conte comigo. Estarei aqui para te ajudar.

Como conseguir uma vaga?

Uma coisa é certa: skills como falar inglês e saber usar o excel são fundamentais para começar a pensar em trabalhar no mercado financeiro.

Fazer um bom curso e tirar certificações também facilitarão muito a sua jornada.

Mas não se desespere, se você é formado, não tem experiência e quer trabalhar no mercado financeiro, existe uma saída.

E para quem almeja conseguir o primeiro estágio no mercado financeiro pensando em iniciar uma carreira as possibilidades são ainda maiores.

Você é o único representante dos seus sonhos. Faça acontecer!

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

On Key

Related Posts

E-book

Erros do Empreendedor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

E-book

Erros do Empreendedor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

E-book

Erros do Empreendedor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.