Passo a Passo para garantir uma vaga em uma Gestora de Recursos

Se você sonha em seguir carreira em uma Gestora de Recursos, tenho certeza que isso aqui é para você.

Dentro desse mercado tão competitivo, as Assets são excelentes exemplos de um modelo de negócio meritocrático.

Entenda, não existe ser mediano nesse ramo. Ou você se dedica e transforma-se em um excelente profissional ou tá fora. Simples assim.

O intelectual é algo muito cobrado para quem trabalha em uma Gestora de Recursos. Fato é que muitos desses profissionais passam boa parte do dia estudando.

Por isso, não meça esforços em se desenvolver. Mas, antes de eu te ensinar como fazer isso, gostaria de te apresentar alguns bons exemplos de Assets.

Vistas como referência no mercado financeiro, são excelentes casas para mirar como objetivo de onde trabalhar.

Exemplos de Gestoras de Recursos

Gestora de Recursos

MRJ Marejo

A MRJ é uma gestora de recursos independente fundada em 2015 por profissionais do mercado financeiro com vasta experiência na gestão de patrimônio de terceiros.

Tem como objetivo rentabilizar seus clientes no longo prazo de forma segura e com preservação de capital.

O modelo de negócio da empresa é meritocrático, voltado ao partnership e altamente vinculado a performance, o que assegura alto grau de comprometimento e alinhamento de interesses.

Estão em constante evolução e adaptação de processos internos, atuando sempre com conhecimento, ética e agilidade.

A MRJ conta com um rígido compliance e controle de riscos que garantem o respeito às normas e códigos da empresa.

Por fim, possuem um experiente Comitê Executivo cuja senioridade direciona a empresa para as melhores decisões de negócios.

Bahia Asset Management

O Bahia Asset é um partnership de gestão de recursos de terceiros com foco em resultados de médio e longo prazos.

Contam com um forte DNA em pesquisa, sendo reconhecidos pela formação de equipes fortes e qualificadas, que são a base de todo o processo de investimento.

Os principais executivos trabalham juntos há mais de 10 anos em diferentes e desafiadores cenários, inseridos em um ambiente com alto nível de governança corporativa.

É composto pelas gestoras Bahia AM Renda Variável e Bahia AM Renda Fixa. BBM Investimentos agora é Bahia Asset.

Além disso, possuem forte tradição em desenvolvimento de capital humano, bons investimentos em TI, excelência em controle de risco e um ótimo alinhamento entre os sócios e clientes.

Itaverá Investimentos

A Itaverá Investimentos, fundada em 2014, possui o objetivo de gerar riquezas no longo prazo para os seus clientes. É uma boutique de investimentos em ações, cujos executivos têm um histórico profissional extenso no mercado financeiro e no mundo corporativo.

Ao longo de suas carreiras, os sócios da Itaverá acumularam experiência nos setores de varejo, educação, energia, logística, telecomunicações, entre outros.

A gestão preza por uma criteriosa seleção de ativos, pautada em uma análise fundamentalista, que se baseia em adquirir conhecimento profundo de um universo menor de empresas.

Dessa forma, conhecem as empresas investidas no detalhe e de forma diferenciada, garantindo que o investimento esteja consistente com nossos valores e filosofia.

Paineiras Investimentos

Criada no início de 2007 por dois ex-sócios do Grupo Icatu, a Paineiras Investimentos surgiu com o objetivo de levar para a gestão de fundos a experiência e os conceitos que foram empregados com êxito na gestão de recursos proprietários do Banco Icatu.

É uma empresa independente e focada exclusivamente na gestão de recursos. Os seus sócios possuem em média 15 anos de experiência no mercado financeiro e o controle de risco é feito por um deles, diretor da empresa, que não esteja envolvido com a gestão de carteiras.

A equipe é formada por profissionais competentes e complementares, que possuem anos de trabalho em conjunto.

Por fim, as atividades de gestão de recursos é separada das atividades de controle, feita através da terceirização das funções e responsabilidades de cálculo de quotas, precificação de ativos, manutenção de cadastro de clientes, retenção e recolhimento de impostos e de custódia.

Vista Capital

Fundada em 2014, a Vista Capital se dedica exclusivamente à gestão de fundos de investimentos.

Com isso, visam cumprir seus objetivos de preservação de capital, performance consistente e respeito ao mandato.

A ideia da gestora é garantir uma excelência analítica mediante um time com experiências complementares e um alinhamento de interesses, visto todos os membros da equipe são sócios relevantes do negócio e possuem grande parte de seu patrimônio investido nos fundos.

Possuem uma mentalidade meritocrática a fim de reconhecer o mérito como forma de encontrar e motivar os melhores profissionais, e além disso,  tratam as decisões de investimento, os controles operacionais e o gerenciamento de risco como sendo igualmente relevantes.

Como chegar lá?

Depois de conhecer um pouco sobre alguns grandes nomes da Gestão de Recursos, é preciso entender uma coisa.

Todos aqueles que conquistaram uma vaga em uma dessas casas fizeram por merecer.

Por trás dessas grandes conquistas existiu muito trabalho e muito estudo.

Se você é alguém que está procurando o primeiro estágio em uma Asset saiba: inglês e excel são fundamentais.

Bato sempre nessa tecla porque simplesmente nunca vi um estagiário ser contratado para uma Gestora sem essas skills. Primeiro, pelo fato das plataformas usadas pelos gestores serem em sua grande maioria em inglês. Segundo, como você já deve saber, o primeiro cargo de um estagiário de uma Gestora de Recursos é no BackOffice. Ou seja, não faz muito sentido alguém estar nessa posição sem ter familiaridade com o excel.

Ser bom em alguma linguagem de programação como VBA pode te colocar na frente de muitos candidatos. Programar é algo fantástico para otimizar processos. Caso você consiga executar algo nessa linha, certamente será visto com bons olhos.

Certificações também são coisas que somam pontos de peso no seu currículo.

Procure as que fazem sentido para os cargos disponíveis na gestora.

Agora vou te dizer algo que talvez seja o verdadeiro divisor de águas para a sua carreira.

Cada vez mais os gestores buscam estagiários que sejam qualificados.

E o que eu tô querendo te mostrar com isso?

É simples.

Você precisa procurar cursos de excelência. Daqueles que te ofereçam experiência teórica e prática sobre o dia a dia de uma Asset no mercado financeiro.

Dessa forma, quando um gestor te questionar sobre a sua experiência e o seu conhecimento em um processo seletivo, você saberá exatamente o que dizer para conquistar a vaga.

Não perca tempo. Investir na sua carreira é o melhor investimento que você pode fazer hoje!

Fontes:

  • Experiência alocando centenas de profissionais no Mercado Financeiro.
  • +100.000 horas observando as movimentações do Mercado.
  • Insights dos Sócios e Diretores das maiores casas de finanças do mundo.