Já é padrão dizer que estamos passando por um momento de intensas transformações. Assim, é fundamental incorporar o que isso representa para os Recursos Humanos e entender que não há como fazer diferente com as mesmas ações do passado. 

Algumas atribuições dos Recursos Humanos, como o recrutamento e desligamento, tornaram-se obsoletas dentro de uma visão mais estratégica para as empresas.

É claro que essas atividades ainda estão presentes na rotina da área. Apesar disso, a exigência por um profissional com a capacidade de se reinventar tornou-se urgente frente as novas demandas do mercado.

Os desafios para quem trabalha com Recursos Humanos são enormes. Principalmente com os avanços da tecnologia. Diante disso, qual seria o papel desse profissional?

A evolução dos Recursos Humanos

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Não tem mais como deixar de trabalhar com ferramentas que facilitem nossas tarefas. Aqueles que não reconhecem que esse é um caminho sem volta serão deixados para trás. E é por isso que tem sido muito comum acompanharmos um movimento de substituição das áreas operacionais por robôs.

Ram Charan, o polêmico guru indiano, tem defendido o fim da área de Recursos Humanos. Para ele, a maioria dos gestores de RH não conseguem contribuir com as necessidades do negócio.

Concorde ou não, Charan traz um importante ponto de reflexão. A estrutura dos Recursos Humanos precisa de uma visão mais ampla e alinhada aos objetivos globais da empresa.

O fato é que os Recursos Humanos deixou de ser uma área de suporte. E a crítica está justamente naqueles que não enxergam dessa forma.

Portanto, você, profissional do RH, precisa aceitar a inovação e utilizar ela a seu favor. É preciso contribuir com ferramentas, como métricas e indicadores de avaliação, que podem ser utilizados de forma estratégica pela gestão da sua empresa.

O novo perfil do profissional de RH

Desde que eu comecei a Proseek, em 2015, eu vi quase 100 pessoas se envolverem de alguma forma com o negócio. Olhando para trás, posso dizer com clareza o que as aproximaram, motivaram e também as afastaram. Eu lembro de cada ser humano com riqueza de detalhes.

Por isso, de tudo que eu aprendi com a Proseek, tenho certeza que o mais importante foi aprender sobre pessoas. Ser líder é, acima de tudo, ser humano, se conectar com outros da forma mais sutil e poderosa.

Mas aonde eu quero chegar com isso?

A liderança não é mais definida por patentes. Mas pela capacidade de um individuo ou uma empresa atrair e motivar as pessoas mais talentosas que existem”.

A capacidade de se relacionar e comunicar com a equipe é sempre um processo complicado. O que um líder espera dos Recursos Humanos é que ele o prepare da melhor forma. É preciso que ele se faça presente e cuide de fato dos colaboradores. Assim, o RH deixa de centralizar funções que precisam ser confiadas aos gestores de cada área.

O problema é quando o profissional de Recursos Humanos não está disposto a se envolver e acaba negligenciando algo tão importante. Pense num vaso de planta que não é regado e não recebe luz solar. Mais cedo ou mais tarde essa planta vai acabar morrendo, pois ela não teve a atenção que precisava.

Um colaborador funciona da mesma forma para a sua empresa. Ele precisa ser alimentado todos os dias para se manter motivado e alinhado com a missão da companhia. Por isso, a empatia já tem sido um ativo tão caro para o profissional de Recursos Humanos.

Mas o desafio que mais tem tirado o sono de muitos gestores de RH é, sem dúvida, a capacidade de reter talentos.

É bem provável que você já teve que lidar com uma situação em que um colaborador deixou o cargo por se sentir desmotivado ou desvalorizado pela empresa.

Por isso, é fundamental que o profissional de Recursos Humanos tenha a sensibilidade de identificar se o perfil do candidato está alinhado com os valores e a missão da empresa.

Mas não acaba por ai.

O processo de retenção deve ser continuo. Após a contratação, o gestor de Recursos Humanos precisa investir em ações que valorizem os funcionários e que seja cumprido todas as promessas feitas para ele durante o processo seletivo.

O trabalho é árduo e exige do profissional estar sempre atento ao mercado, buscando sempre mais conhecimento. Mas eu tenho certeza que você vai se surpreender com o impacto que pode causar na vida de todos os seus colaboradores.

Saiba como a Proseek pode contribuir com o seu negócio.

Sobre o Autor

Felipe Gentil

Economista, formado pela PUC-RJ e tem MBA em gestão empresarial pela FGV. É fundador e CEO da Proseek
Publicado em 09/01/2019

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As pessoas também estão lendo...

Se você começar a pesquisar as opções do mercado de gestão de patrimônio, verá que existem diversos tipos de empresas e segmentos que realizam esse processo. Porém, como a demanda para esse tipo de serviço está cada vez maior, maiores são as exigências para se atuar neste setor, e mais especializadas se tornam as empresas…
Conhecido internacionalmente pelo termo advisor, o trabalho de consultoria é responsável pela orientação dos clientes sobre os melhores tipos de ativos presentes no mercado. Por meio dos seus conhecimentos, esse profissional deve elaborar estratégias que beneficiem os seus contratantes. Enquanto avalia o mercado, esse especialista precisa levar em consideração o perfil de investidor dos seus clientes, para…
O ano de 2020 tem sido um marco para a expansão do número de clientes das plataformas de investimentos no Brasil. Porém, cerca de 80% dos investimentos realizados no país ainda estão sob controle das instituições financeiras tradicionais – os bancos. Com a democratização da informação sobre investimentos, algo que antigamente era muito nichado, nos…

E-book | Erros do Empreendedor

Criar um negócio do zero é doloroso, de verdade. Ninguém quer te ajudar e nada ao seu redor vai facilitar o seu caminho. Mas sabe quanto tempo você tem pra ficar reclamando disso? ZERO. É assim que funciona: ou você aposta, ou você morre. Então esquece de uma vez por todas as probabilidades. Vai lá e constrói a oportunidade que você precisa com os farrapos que encontrar à sua volta.

BAIXE AQUI

E-book | Financial Advisor – O Guia Definitivo

Se você sonha em ter uma carreira de sucesso no ramo de Advisory e não sabe por onde começar, esse e-book certamente é para você. Aqui você poderá conferir tudo sobre o dia a dia e o perfil de pessoas que se destacam nesse mercado.

BAIXE AQUI