Efetivação no Estágio de Mercado Financeiro

O cenário é mais comum do que qualquer um possa imaginar. Você está em algum dos 4 últimos períodos do seu curso na faculdade e conseguiu a tão sonhada vaga de estágio em uma empresa do mercado financeiro. Um novo mundo é apresentado a você e sua rotina se transforma por inteira.

Sentimentos de felicidade e tensão se misturam de formas proporcionais na medida em que a formatura vem se aproximando. Felicidade por você com certeza estar exausto da turbulência que é a vida acadêmica e não ver a hora dessa fase se encerrar de uma vez por todas. Tensão pelo fato de saber que o seu atual cargo na empresa tem vida útil e a sua realidade irá se modificar em breve.

Os anos passam, empresas abrem e fecham, modelos de negócios se reinventam, processos são automatizados, surgem novas modalidades de companhia, mas uma coisa que absolutamente não muda é o medo que o estagiário de mercado financeiro sente de não ser efetivado.

Apesar da maioria das pessoas considerarem esse período como sendo de grandes incertezas, existem alguns padrões de comportamento que são extremamente valorizados pelos sócios das empresas de mercado financeiro. Essas características podem ser observadas naqueles que conseguem a tão sonhada efetivação, e posteriormente, desenvolvem suas carreiras de forma plena e eficiente.

Veja agora as 5 características altamente desejáveis em um funcionário do mercado financeiro

Aptidão para Aprendizado

O mercado financeiro é um ambiente formado, em sua grande maioria, por pessoas de alta propriedade intelectual que detestam e excluem aqueles que se acomodam e fazem pouco caso para o estudo. Por isso, demonstrar interesse em tudo que lhe for proposto aprender e buscar cada vez mais conhecimentos que ajudem a melhorar o desempenho do seu trabalho são coisas fundamentais para o estagiário que deseja ser efetivado.

Além disso, conquistar boas certificações e estar sempre disposto à fazer bons cursos que sejam reconhecidos pelo mercado financeiro, como o da Proseek por exemplo, também são diferenciais que farão com que você, estagiário, fique cada vez mais perto do seu real objetivo.

Lembre-se: as empresas, principalmente as de mercado financeiro, trabalham com muito dinheiro e querem cada vez mais multiplicá-lo. Lidar com isso exige muito estudo. Não meça esforços e dedique-se em aprender!

Qualidade de Execução

Essa talvez seja uma das maiores necessidades não só dentro do mercado financeiro, mas em diversas companhias do mercado de trabalho em si. Muitas pessoas sabem o que devem fazer, mas simplesmente não executam por algum tipo de medo de errar, preguiça ou por ter sido contagiado pelo mal que é a protelação.

É importante ter a consciência de dar o seu melhor em cada pequena execução. É no micro que se ganha no macro. Planejamento é fundamental e não pode ser ignorado, mas “apertar o botão” é tão ou em alguns casos até mais valoroso quanto planejar.

Trabalhe e execute com o que você tem hoje. É tudo o que você tem nesse momento.

De qualquer forma você vai errar, mas não se preocupe, é mais natural do que você imagina. Se você estiver dando o seu melhor, os sócios levarão em consideração e isso te levará a um rumo diferente ao da manada.

Comprometimento

Esteja disponível. Parece clichê, mas o mercado financeiro aprecia muito aqueles estagiários comprometidos e com vontade de realizar um bom trabalho. Se você vê sentindo na função que desempenha e se enxerga em uma posição que te levará a usufruir de maior prestígio e de um salário mais alto dentro daquela empresa, dê o seu melhor.

Demonstre de verdade que aquilo é importante para você, que vai muito além de um emprego ou simplesmente da companhia. Que é a sua carreira que está em jogo e você precisa vencer por você mesmo.

O ambiente é meritocrático, as pessoas são recompensadas pela quantidade de retorno que conseguem trazer para empresa. Esse sentimento “egoísta” de colocar a sua carreira na frente certamente é a chave para trazer excelentes resultados para a companhia.

Capacidade de Automatizar Processos

Não é segredo para ninguém que o dia a dia dentro de uma instituição de mercado financeiro é extremamente complexo e cheio de tarefas. Os esforços intelectuais costumam tomar bastante tempo daqueles que ocupam posições de destaque e conseguem trazer de fato dinheiro para a empresa, sobrando pouco ou nenhum tempo para desenvolver atividades operacionais.

Por isso, estagiários que saibam dominar 100% as funções do excel e alguma linguagem de programação como o VBA por exemplo, certamente estarão muito à frente daqueles que não tenham familiaridade com essas aplicações.

Elas servem para automatizar processos e diminuir o tempo gasto em atividades operacionais, como precificar um título público entre outras tarefas.

Dedique-se em ser eficiente nesse tipo de função. Os sócios olharão para você com bons olhos e isso te levará a um patamar diferente.

Conhecimento do Modelo de Negócio

Talvez seja uma das características mais importantes em um estagiário de mercado financeiro. A plena consciência do seu papel dentro da empresa e principalmente do papel da empresa dentro do mercado.

Você já se perguntou como de fato a empresa na qual você está estagiando ganha dinheiro? Se a sua resposta foi negativa, o conselho é que você termine de ler isso aqui e corra para estudar o modelo de negócios da sua companhia.

No fim das contas, todos querem ganhar dinheiro e os sócios esperam que você tenha boas soluções para captar cada vez mais retornos. É para isso que você foi contratado e só permanecerá se mostrar o seu valor como uma peça que traz mais lucros do que custos.

Seguindo todos esses 5 passos, batalhando para que essas características façam parte de quem você é como estagiário e procurando dicas para melhorar sua carreira no mercado financeiro, suas chances de ser efetivado aumentarão drasticamente.

Fontes:

  • Experiência alocando centenas de profissionais no Mercado Financeiro.
  • +100.000 horas observando as movimentações do Mercado.
  • Insights dos Sócios e Diretores das maiores casas de finanças do mundo.