Descubra quem são os principais agentes do mercado financeiro

Muita gente tem o sonho de entrar no mercado financeiro. Mas ao mesmo tempo um pesadelo para conseguir entrar. 

O primeiro passo pra mandar bem num processo seletivo é conhecer as empresas do mercado, pra saber onde você se encaixa melhor.

O mercado financeiro tem como objetivo gerar troca da melhor maneira possível, assim como qualquer outro tipo de mercado.

E mais, o mercado financeiro possui participantes, os chamados players de mercado, são as instituições do mercado financeiro.

A partir de agora vou te apresentar quais são elas…

As instituições do mercado financeiro

O mercado financeiro é formado por Instituições Financeiras, como os bancos Itaú, Banco Inter, Nubank, Santander, XP, BTG Pactual, Banco do Brasil e outros.

Também temos as Instituições Normativas e Supervisoras que são formadas pela Comissão de Valores Mobiliários, Banco Central do Brasil e o Conselho Monetário Nacional.

As pessoas também fazem parte do mercado e são definidas como agentes superavitários ou deficitários, conhecidas como “poupadores” e “tomadores”.

  • Agentes Superavitários (ou Poupadores)

São aqueles cuja geração de caixa e/ou padrão de consumo permite um excedente que pode ser voltado para poupança ou investimento.

  • Agentes Deficitários (ou Tomadores)

São aqueles cujo o fluxo de caixa e/ou padrão de consumo não permite gerar um excedente, dependendo de recursos adicionais para financiar o seu padrão de consumo.

Funcionamento do Modelo Básico de Operação

Um ponto importante do conceito sobre o que é mercado financeiro é entender o seu funcionamento no modelo básico de operação.

Ou seja, onde o mercado financeiro muitas vezes leva o dinheiro para os agentes que precisam realizar investimentos.

São esses que muitas vezes favorecem pra melhoria do país como, por exemplo, a realização de investimentos em infraestrutura e em outros setores.

Quem participa do modelo básico de operação?

Top-view Photography of Smartphones and Papers on White Surface

Gestores de Recursos: Normalmente tem fundos de investimentos que vão fazer os investimentos dos Agentes Superavitários.

Por conta disso, os investimentos são realizados de acordo com o padrão escolhido por esses agentes e em seguida, são alocados pelos gestores.

Empresas de Análise: São companhias independentes, que muitas vezes, realizam realizam análises sobre ações, análise sobre determinado ativo de renda fixa, sobre empresas e outras atividades.

Administrador de Fundo: A função desses participantes é justamente ajudar os gestores a administrar os fundos de investimento.

Corretoras de valores:Realizam a distribuição dos produtos financeiros.

Consultoria: Um consultor financeiro é um profissional que sugere e presta serviços financeiros aos clientes com base em sua situação financeira.

Agente Autônomo de Investimentos (AAI):O AAI tem como função ligar todas as empresas mencionadas anteriormente ao cliente final.

Bancos: são as instituições financeiras que fazem a conexão entre agentes superavitários e agentes deficitários.

Os bancos exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los com juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada como spread bancário.

Fintechs: São startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do Sistema financeiro. Essas empresas possuem custos operacionais muito menores comparadas às instituições financeiras tradicionais do mercado financeiro.

Tecnologia e as instituições

Basicamente a tecnologia é usada como mecanismo de união entre as instituições e agentes do mercado financeiro.

Além disso, a tecnologia realiza e facilita as trocas financeiras de maneira mais efetiva para as instituições e agentes do mercado.

Sistema Financeiro Nacional é formado por níveis

White Stairs Wallpaper

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é uma instituição normativa e é ela quem ocupa o nível principal. Sua responsabilidade é definir a política estratégica do sistema financeiro nacional.

O Banco Central Brasileiro e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) são instituições supervisoras. Aquelas que determinam padrões e leis para as práticas do mercado financeiro.

Portanto, temos as instituições operadoras que são formadas por administradoras de consórcio, corretoras e distribuidoras.

Outras instituições que também participam:

  • Cooperativas de crédito
  • Instituições de pagamento
  • Bolsa de Valores (B3)
  • Mercados futuros
  • Asset management
  • Demais instituições bancárias

O sonho não precisa se tornar um pesadelo

Não pare por aqui. Nós do Mercado Em Alta separamos uma aula grátis sobre o que é o Mercado Financeiro e suas instituições.

Essa é uma amostra de conteúdo do curso que se especializou em preparar jovens profissionais e estagiários para o mercado financeiro.

Se você quer se destacar logo no início da carreira, clique aqui e assista a aula gratuita.

Clique aqui para ter acesso a mais conteúdos gratuitos sobre o mercado financeiro.

Sobre o Autor

Celson Plácido

Publicado em 12/08/2019

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As pessoas também estão lendo...

Eles são um dos tipos de investimentos mais ofertados no Brasil, por serem uma opção com menor risco de crédito e ideal para investidores com perfis conservadores e moderados. Mas se você quer trabalhar com assessoria de investimentos, precisa ir a fundo e conhecer esses ativos de forma completa.   Como o nome já diz,…
Um dos tipos de ativos mais ofertados no setor de Assessoria de Investimentos são os Fundos de Investimentos.   Em uma rápida definição podemos dizer que um Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos sob forma de condomínio, em que os cotistas possuem os mesmos interesses e objetivos ao investir no mercado financeiro e…
O mercado competitivo e recuperação da economia em 2021 prometem trazer um número maior de oportunidades e grandes chances para os profissionais que desejam atuar no ramo de assessoria de investimentos. O cenário econômico brasileiro mudou. Se antes os investidores conseguiam bons rendimentos com aplicações conservadoras, atualmente com a Selic em 2% e a poupança afundando…

E-book | Erros do Empreendedor

Criar um negócio do zero é doloroso, de verdade. Ninguém quer te ajudar e nada ao seu redor vai facilitar o seu caminho. Mas sabe quanto tempo você tem pra ficar reclamando disso? ZERO. É assim que funciona: ou você aposta, ou você morre. Então esquece de uma vez por todas as probabilidades. Vai lá e constrói a oportunidade que você precisa com os farrapos que encontrar à sua volta.

BAIXE AQUI

E-book | Financial Advisor – O Guia Definitivo

Se você sonha em ter uma carreira de sucesso no ramo de Advisory e não sabe por onde começar, esse e-book certamente é para você. Aqui você poderá conferir tudo sobre o dia a dia e o perfil de pessoas que se destacam nesse mercado.

BAIXE AQUI