Descubra quem são os principais agentes do mercado financeiro

Muita gente tem o sonho de entrar no mercado financeiro. Mas ao mesmo tempo um pesadelo para conseguir entrar. 

O primeiro passo pra mandar bem num processo seletivo é conhecer as empresas do mercado, pra saber onde você se encaixa melhor.

O mercado financeiro tem como objetivo gerar troca da melhor maneira possível, assim como qualquer outro tipo de mercado.

E mais, o mercado financeiro possui participantes, os chamados players de mercado, são as instituições do mercado financeiro.

A partir de agora vou te apresentar quais são elas…

As instituições do mercado financeiro

O mercado financeiro é formado por Instituições Financeiras, como os bancos Itaú, Banco Inter, Nubank, Santander, XP, BTG Pactual, Banco do Brasil e outros.

Também temos as Instituições Normativas e Supervisoras que são formadas pela Comissão de Valores Mobiliários, Banco Central do Brasil e o Conselho Monetário Nacional.

As pessoas também fazem parte do mercado e são definidas como agentes superavitários ou deficitários, conhecidas como “poupadores” e “tomadores”.

  • Agentes Superavitários (ou Poupadores)

São aqueles cuja geração de caixa e/ou padrão de consumo permite um excedente que pode ser voltado para poupança ou investimento.

  • Agentes Deficitários (ou Tomadores)

São aqueles cujo o fluxo de caixa e/ou padrão de consumo não permite gerar um excedente, dependendo de recursos adicionais para financiar o seu padrão de consumo.

Funcionamento do Modelo Básico de Operação

Um ponto importante do conceito sobre o que é mercado financeiro é entender o seu funcionamento no modelo básico de operação.

Ou seja, onde o mercado financeiro muitas vezes leva o dinheiro para os agentes que precisam realizar investimentos.

São esses que muitas vezes favorecem pra melhoria do país como, por exemplo, a realização de investimentos em infraestrutura e em outros setores.

Quem participa do modelo básico de operação?

Top-view Photography of Smartphones and Papers on White Surface

Gestores de Recursos: Normalmente tem fundos de investimentos que vão fazer os investimentos dos Agentes Superavitários.

Por conta disso, os investimentos são realizados de acordo com o padrão escolhido por esses agentes e em seguida, são alocados pelos gestores.

Empresas de Análise: São companhias independentes, que muitas vezes, realizam realizam análises sobre ações, análise sobre determinado ativo de renda fixa, sobre empresas e outras atividades.

Administrador de Fundo: A função desses participantes é justamente ajudar os gestores a administrar os fundos de investimento.

Corretoras de valores:Realizam a distribuição dos produtos financeiros.

Consultoria: Um consultor financeiro é um profissional que sugere e presta serviços financeiros aos clientes com base em sua situação financeira.

Agente Autônomo de Investimentos (AAI):O AAI tem como função ligar todas as empresas mencionadas anteriormente ao cliente final.

Bancos: são as instituições financeiras que fazem a conexão entre agentes superavitários e agentes deficitários.

Os bancos exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los com juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada como spread bancário.

Fintechs: São startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do Sistema financeiro. Essas empresas possuem custos operacionais muito menores comparadas às instituições financeiras tradicionais do mercado financeiro.

Tecnologia e as instituições

Basicamente a tecnologia é usada como mecanismo de união entre as instituições e agentes do mercado financeiro.

Além disso, a tecnologia realiza e facilita as trocas financeiras de maneira mais efetiva para as instituições e agentes do mercado.

Sistema Financeiro Nacional é formado por níveis

White Stairs Wallpaper

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é uma instituição normativa e é ela quem ocupa o nível principal. Sua responsabilidade é definir a política estratégica do sistema financeiro nacional.

O Banco Central Brasileiro e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) são instituições supervisoras. Aquelas que determinam padrões e leis para as práticas do mercado financeiro.

Portanto, temos as instituições operadoras que são formadas por administradoras de consórcio, corretoras e distribuidoras.

Outras instituições que também participam:

  • Cooperativas de crédito
  • Instituições de pagamento
  • Bolsa de Valores (B3)
  • Mercados futuros
  • Asset management
  • Demais instituições bancárias

O sonho não precisa se tornar um pesadelo

Não pare por aqui. Nós do Mercado Em Alta separamos uma aula grátis sobre o que é o Mercado Financeiro e suas instituições.

Essa é uma amostra de conteúdo do curso que se especializou em preparar jovens profissionais e estagiários para o mercado financeiro.

Se você quer se destacar logo no início da carreira, clique aqui e assista a aula gratuita.

Clique aqui para ter acesso a mais conteúdos gratuitos sobre o mercado financeiro.

Fontes:

  • Experiência alocando centenas de profissionais no Mercado Financeiro.
  • +100.000 horas observando as movimentações do Mercado.
  • Insights dos Sócios e Diretores das maiores casas de finanças do mundo.