Construir um bom relacionamento com seu cliente pode transformar o seu negócio

Todos nós, instintivamente, desconfiamos do que não conhecemos, em qualquer relacionamento novo é assim. Naturalmente o ser humano cria questionamentos sobre se podemos ou não confiar em alguma pessoa, empresa ou em algum produto ou serviço.

Logo é extremamente comum pensar duas ou mais vezes antes de entrar num relacionamento seja qual for, e o mesmo acontece quando um cliente começa a conhecer sua empresa. Por conta disso, desde o primeiro contato com o cliente, é fundamental oferecer a melhor experiência possível, para que assim o relacionamento com o mesmo seja positivo.

Principalmente se o seu negócio for digital, no online a desconfiança pode ser maior ainda, por se tratar de algo que não é tátil e que exige confiança do cliente com o que ele está vendo na tela do computador. Então, procure sempre oferecer segurança e atenção para quem encontra seus serviços pela internet.

Certamente ter essa preocupação com a experiência que o seu cliente terá desde o primeiro relacionamento que ele tiver com o seu negócio, pode ser um enorme diferencial competitivo.

Entretanto, saber como trabalhar o relacionamento entre seu negócio e o seu consumidor é algo que muitos empreendedores ainda tem dúvida e por isso, tive alguns insights que vou compartilhar a seguir. Inclusive, essas são práticas que eu adoto em meu negócio e já me trouxeram feedbacks positivos.

Se ponha no lugar de seus funcionários

Construir uma estratégia de relacionamento com o cliente é algo que precisa ser único, independente se o seu consumidor seja de segmentos B2B ou B2C. É fundamental levar para eles a satisfação de um bom atendimento, independente desses consumidores terem realizado ou não a compra de algum produto, ou a contratação de algum serviço.

Para isso, você precisa pensar não só como o dono, mas também como o funcionário. Saber como o sua equipe se sente no trabalho ajuda a melhorar o ambiente, caso necessário, e melhorando as condições de trabalho que seu time tem na empresa, pode influenciar positivamente num melhor atendimento ao seu consumidor.

Um funcionário feliz em trabalhar na sua empresa fará com que ele fique mais disposto e assim, possivelmente, trará mais comprometimento na busca de melhores resultados, o que inclui o atendimento ao cliente.

Pensar dessa forma ajuda a melhorar a performance de sua equipe. Especialmente para um funcionário que trabalha no setor de atendimento comercial, além de estar alinhado com a estratégia de relacionamento da empresa, trabalhar em condições que o deixam satisfeito, estimulam um melhor atendimento ao seu consumidor.

Então, procure sempre tornar o ambiente de trabalho o mais confortável e adequado possível para sua equipe. É um detalhe que parece óbvio, mas que muitas vezes, com a correria do dia a dia não paramos para pensar e é algo que sim, você precisa se preocupar.

Sua estratégia de relacionamento precisa estar alinhada com todos

Ao montar sua estratégia de relacionamento é necessário pontuar perguntas chave que vão alinhar a método de comunicação que o seu negócio vai adotar no mercado. Perguntar-se qual o objetivo da sua marca, a imagem que você gostaria de passar para o mercado, são questionamentos que precisam ser feitos durante a criação da estratégia de relacionamento.

Contudo, não adianta estruturar uma estratégia inteira e não repassar corretamente para sua equipe. Certifique sempre que todos estão alinhados com a linguagem da sua empresa. Explique a missão, valores e visão da sua empresa e como o cliente precisa se sentir ao se relacionar com seu negócio.

Dessa forma, você esclarece a estratégia para todos na empresa e torna singular a comunicação com o cliente. Assim, você pode evitar erros durante o contato com o cliente, principalmente em relação a dúvidas de produtos e serviços.

Todos na empresa precisam se por no lugar do cliente

Após alinhar com sua equipe quais são as estratégias de relacionamento tenha em mente a importância de se por no lugar do seu cliente. No caso, não só você, mas toda sua equipe.

Pensar como o cliente ajuda a entender as dores dele. O que quer dizer que você passa a trabalhar soluções para as necessidades que os consumidores do seu produto ou serviço tem. Portanto, sempre se ponha no lugar e busque conhecer seu cliente.

Ninguém quer ser só mais um. Tenha sempre em mente que seu cliente é especial, por isso, jamais generalize o tratamento.

Obviamente, cada cliente tem uma personalidade diferente e em cada contato ele pode estar num estado de espírito diferente. Isso reforça que é fundamental dar toda atenção possível para o seu consumidor e mais, buscar ouvir mais que falar, demonstra que o que seu cliente diz é importante para você.

Esses hábitos durante o relacionamento com o consumidor são preciosos e podem trazer satisfação ao cliente durante o atendimento. A ideia é sempre mostrar que o seu negócio valoriza os consumidores que tem.

Além disso, jamais generalize, não monte um personagem no atendimento, seja sempre sincero e interessado nos questionamentos do seu cliente, quanto mais humanizado o atendimento, mais valorizado se sente o cliente.

Seu cliente existe além da venda

Se durante o processo de compra é preciso tratar o cliente com atenção, no pós-venda não é diferente. Inclusive, é fundamental que você corra atrás do cliente, procure saber se ele está satisfeito com o que comprou, se você pode ajudar em algo mais.

Além de mostrar preocupação com os resultados do produto, você consegue passar para o cliente que você se preocupa com a satisfação dele. No relacionamento de pós-venda podem ser recolhidos feedbacks positivos e negativos, dos quais você pode saber aonde está acertando ou errando com o que você oferece no mercado.

Pensar no pós-venda é pensar também na fidelização do seu cliente. Se você quer vendas sustentáveis para o seu negócio, é essencial valorizar esse tipo de relacionamento com o consumidor.

Portanto, sempre busque ter um relacionamento pós-venda, mesmo que isso faça você ter que assumir erros ou devolver dinheiro. Tudo isso contribui para integridade da empresa e na imagem que ela passa para o mercado.

Bom relacionamento não garante o sucesso, mas é fundamental!

Para ter um relacionamento eficaz são necessários alguns testes, avaliar a persona e as dores dela. Além disso, como mencionei, é fundamental dar todo o apoio aos seus funcionários. Além de deixar claro as estratégias de relacionamento, para não haver falhas de comunicação.

Mais que isso, é focar num atendimento mais humano, sincero com o consumidor, ajuda a entender as dores e como solucionar essas dores. Não só no processo de vendas, mas depois de que a venda for efetuada também.

Querer a satisfação do seu cliente é valorizá-lo e isso é algo fundamental que todo empreendedor deveria por em prática em sua empresa.

O relacionamento com o cliente tem que ser satisfatório em todas etapas, seja num pequeno e-mail de oferta, até uma ligação de pós-venda.

Portanto, ponha em prática e tenha paciência. O sucesso dá trabalho e exige muito aprendizado e persistência.

Sobre o Autor

Felipe Gentil

Economista, formado pela PUC-RJ e tem MBA em gestão empresarial pela FGV. É fundador e CEO da Proseek
Publicado em 06/05/2019

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