Como ser aprovado em um processo seletivo do mercado financeiro?

Sempre tive pais que apoiaram minha educação, mas me sentia muito pressionado e essa pressão não vinha deles. Eu me cobrava para atender todas as expectativas que eram colocadas sobre mim e queria ser aprovado em um processo seletivo no mercado financeiro.

 

Meu pai trabalhava no mercado financeiro, e era muito difícil chegar em casa e contar todos os meus fracassos. Com o tempo, isso foi se tornando um motivo de vergonha. Minha autoestima ficou baixa e comecei a me sentir inseguro. Mas em um momento consegui colocar a cabeça no lugar e tracei um plano para ser aprovado.

 

Como fui aprovado no processo seletivo do mercado financeiro?

 

Depois de vários fracassos comecei a traçar uma estratégia. Tudo começou depois de ter sido reprovado no processo seletivo da Opportunity (colocar hiperlink). Lá era uma empresa que já tinha feito um ‘summer job’ e sonhava em trabalhar, mas acabei rodando.

 

Essa reprovação ligou o sinal vermelho em mim e cheguei até a repensar se iria entrar mesmo para o mercado financeiro. Mas estava decidido, iria fazer o meu melhor para conseguir uma vaga, e ela veio, consegui entrar para a XP.

 

Passei a estudar as empresas onde iria fazer as entrevistas e a refletir quais poderiam ter sido os erros que cometi durante entrevistas e dinâmicas de grupo. A partir daí, passei a tirar lições dos “nãos” que recebi.

 

Tire lições das reprovações

 

Meu conselho é para vocês focarem sempre no longo prazo. Você vai passar por fracassos sim, vai tomar mais nãos do que sins, mas se continuar perseguindo seu objetivo, melhorando dia após dia, tenho a certeza que no tempo certo vão conseguir atingir suas metas profissionais.

 

A primeira coisa que você deve pensar é no seu currículo. Ele é o primeiro contato com a empresa onde quer trabalhar. Precisa sempre ser bem formatado e sem muitas firulas, é necessário que seja claro e eficaz.

 

Alguns candidatos erram justamente no momento das entrevistas, e acabam perdendo a vaga. Você precisa conhecer muito bem a empresa, como ela atua, quais seus pontos fortes, os principais fatores de custos. Faça sempre uma pesquisa antes de ir para uma dinâmica ou entrevista.

 

Saber bem onde poderia se encaixar e qual área na empresa teria maior interesse ajuda até mesmo no momento de desenvolver seus skills para exercer essa função. E lembre-se, experiências ruins também podem servir como lições para as próximas oportunidades.

 

Para saber mais dicas de como ir bem em um processo seletivo veja só esse vídeo que fizemos entrevistando os recrutadores do BTG Pactual. Clique aqui

 

A Proseek

 

A Proseek foi criada com esse objetivo, queremos ser uma ponte entre seus objetivos profissionais e a concretização. Quer saber mais como podemos te ajudar? Me manda uma mensagem pelo whatsapp que vamos te auxiliar a subir mais um degrau na sua carreira no mercado financeiro.

Sobre o Autor

Felipe Gentil

Economista, formado pela PUC-RJ e tem MBA em gestão empresarial pela FGV. É fundador e CEO da Proseek
Publicado em 25/06/2020

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você está em busca de uma oportunidade de emprego, uma das melhores coisas que pode acontecer é ser chamado para uma entrevista.   Porém, para alguns, esse pode ser um momento de grande ansiedade, pois o candidato possui apenas alguns minutos para “encantar o entrevistador”.   Para ajudar a aumentar suas chances de ser…
Sempre tive pais que apoiaram minha educação, mas me sentia muito pressionado e essa pressão não vinha deles. Eu me cobrava para atender todas as expectativas que eram colocadas sobre mim e queria ser aprovado em um processo seletivo no mercado financeiro.   Meu pai trabalhava no mercado financeiro, e era muito difícil chegar em casa…
A cada dia chegam centenas de currículos nos e-mails de empresas e gestores de recursos humanos do mercado financeiro. Com a concorrência cada vez maior, pequenos erros podem fazer toda a diferença e afastar o candidato da vaga desejada. E esses problemas começam justamente no primeiro contato entre o candidato e a empresa. O currículo…