Como conseguir o meu primeiro estágio no Mercado Financeiro?

A tarefa de conseguir a primeira vaga de estágio não é fácil, principalmente quando estamos falando de um mercado tão concorrido e meritocrático como o mercado financeiro.

Não é segredo para ninguém que as instituições de mercado financeiro são, em sua grande maioria, bastante “paneleiras” e de difícil acesso a uma pessoa sem indicações, frutos de um bom networking. Essas empresas preferem desenvolver seus talentos dentro da própria casa.

Com essa mentalidade um pouco mais fechada que outros ramos, as chances de conseguir o seu espaço no mercado financeiro e provar o seu real valor são infinitamente maiores para quem inicia a carreira como estagiário do que quem tenta se posicionar depois de formado.

O problema é que, diante de tanta competitividade, algumas casas do mercado financeiro ainda exigem para os seus futuros estagiários uma experiência prévia.

É isso mesmo que você leu. Você está procurando o seu primeiro estágio e vão exigir de você uma experiência que nunca teve. Mas calma, não se desespere.

Existem algumas maneiras de driblar um pouco desse pré-requisito e mostrar que você é o cara certo para preencher a vaga de estagiário e iniciar a tão desejada carreira no mercado financeiro.

O fato é que você precisa se destacar, e para isso, o primeiro passo é ser proativo. É levar consigo e manter a mesma garra e o mesmo afinco que te ajudaram a procurar as vagas de estágio disponíveis para dentro do processo seletivo e, posteriormente, para dentro do seu dia a dia de trabalho no mercado financeiro.

Esse é o mindset que levará você a um patamar diferente das demais pessoas.

Mas quais são as principais skills que devo dominar?

Saber utilizar as ferramentas do excel é essencial, assim como ser fluente em inglês. Essas são duas coisas que certamente te cobrarão em qualquer vaga do mercado financeiro que você se candidatar.

Linguagens de programação como VBA não costumam ser pré-requisitos. A questão é que garantir o domínio de alguma delas sem dúvida alguma te colocará à frente de muitos candidatos. Isso se dá pelo fato desse conhecimento ser útil para automatizar milhares de processos.

No mercado financeiro, tempo é dinheiro.

Quanto menor for a duração de uma atividade operacional, mais tempo sobra para desenvolver o intelectual, captar mais e mais dinheiro para a empresa e, consequentemente, para o bolso dos acionistas.

Outro ponto interessante é começar a se candidatar às vagas a partir do 3º período. Normalmente é a partir dele, e em alguns casos do 4º, que as empresas começam a aceitar os estagiários.

O mercado financeiro costuma apreciar bastante aqueles que chegam para tentar iniciar uma carreira com cursos da área. É notório que os cursos universitários no Brasil não preparam adequadamente os jovens que sonham em iniciar suas carreiras.

No âmbito dos cursos, considere-os como peças fundamentais para ajudar no seu desenvolvimento intelectual e profissional. Alguns deles, como o Master in Financial Markets, da Proseek, e o COPPEAD Finanças, oferecem experiências tanto teóricas quanto práticas que o mercado tanto te exige.

Procure qual curso agregará de forma mais relevante na sua carreira e não pense duas vezes antes de fazer um. Além disso, não se esqueça do CR. Muitas empresas do mercado financeiro nem se dão ao trabalho de ouvir candidatos com o CR abaixo de 8,0. É por isso que você não deve deixar de lado a preocupação com a vida acadêmica.

Certificações também são bem-vindas, mesmo aquelas iniciais como CPA-10 e CPA-20.

Elas sem dúvidas vão servir para passar ao entrevistador que você se preocupou em estudar sobre o mercado financeiro. Isso garantirá a você certa autoridade e respeito, fora o fato de também te colocar algumas casas à frente dos seus concorrentes.

É importante também atentar-se com a sua postura diante de um entrevistador de mercado financeiro. Ele vai querer te testar de várias maneiras diferentes para descobrir se você claramente possui as características necessárias para suportar o ritmo de trabalho e performar de forma relevante dentro da sua companhia.

Essas características estarão sempre ligadas com a possibilidade de efetivação no mercado financeiro.

Ter claro em sua mente como o modelo de negócios ganha dinheiro é fundamental. Por isso, estude bem a funcionalidade da casa antes de chegar em um processo seletivo. É o mínimo que o entrevistador espera de você.

E engana-se quem pensa que o mercado financeiro só oferece vagas para estudantes de economia e administração. Esse paradigma vem sendo completamente destruído com o passar dos anos. Hoje já é possível observar estudantes e profissionais dos mais variados ramos com posições extremamente relevantes dentro do mercado.

Com quais faculdades posso conseguir uma vaga no mercado financeiro?

Direito, Contabilidade, Engenharia, Estatística, Ciência da Computação e até mesmo Comunicação estão ganhando cada vez mais espaço e diversas vagas têm sido oferecidas para esses profissionais.

Depois de entender o que importa de verdade, você deve estar se perguntando onde conseguirá achar essas vagas de estágio para se candidatar e dar início a sua trajetória no mercado financeiro.

Por mais que pareça uma tarefa difícil, existem muitos canais onde as vagas são disponibilizadas o tempo inteiro.

Informe-se na sua faculdade. Algumas delas disponibilizam algumas vagas abertas em jornais acadêmicos e até mesmo nos próprios murais.

Existem grupos de Facebook onde pessoas compartilham oportunidades, além do próprio LinkedIn que é literalmente uma máquina em promover vagas e desenvolver o networking das pessoas.

Essa segunda rede social é uma obrigação sua de criar e cuidar. É onde você pode se apresentar bem para o mercado de trabalho.

Algumas empresas, como a Proseek, disponibilizam em seu site vagas de mercado financeiro. E grande parte das empresas de mercado financeiro permitem o envio de currículos através dos seus sites.

Por isso, disponibilizaremos à você uma planilha com aproximadamente 200 nomes de empresas de mercado financeiro, facilitando assim a sua busca por oportunidades.

Seguindo todos esses passos, a sua jornada em busca do primeiro estágio no mercado financeiro certamente será encurtada e repleta de sucesso.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

On Key

Related Posts

E-book

Erros do Empreendedor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

E-book

Erros do Empreendedor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

E-book

Erros do Empreendedor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.