As maiores oportunidades de carreira em 2019

Estamos no ano de 2018, vivendo em um país onde construir uma carreira parece ser uma das tarefas mais difíceis. Escândalos de corrupção e grandes crises fazem parte de cenário que se repete de forma constante na vida do brasileiro.

Começamos o ano com mais roubos e desvios de políticos expostos pela brilhante “Operação Lava Jato”, comandada pela Polícia Federal. Além disso, em maio, vivemos a greve dos caminhoneiros.

Uma paralisação que afetou grande parte dos setores econômicos do Brasil e gerou uma crise desesperadora. Prateleiras dos mercados sem mantimentos, postos sem combustíveis e uma busca incessante da população por formas de sobrevivência.

Como se não bastasse todo o caos e instabilidade gerados, é também ano de eleição. Presidente, Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Governadores deveriam ser escolhidos pela população. Mais uma vez o país é abalado por um conflito ideológico, e é claro, refletido na economia, o que gera desemprego, baixa atração de investimentos e pouca expectativa de carreira.

Porém, é importante que se desenvolva a capacidade de enxergar boas alternativas. Oportunidades se fazem presentes até mesmo nos piores cenários.

Cabe a você adquirir os insights necessários que te possibilitarão caminhar na contramão das quedas, seja trabalhando para si próprio ou em alguma empresa…

carreira

Novos modelos de negócios

A tecnologia tem sido uma forte aliada de companhias dos mais variados ramos. Tendo em vista a era digital, algumas empresas têm modificado seu modus operandi, assim como outras vêm surgindo nesse novo ambiente.

Exemplo disso são as fintechs. Essas são startups criadas com o objetivo de inovar o mercado de serviços financeiros. Com isso, oferecem soluções muito mais acessíveis e revolucionárias.

A ideia é lidar de uma forma diferente com as finanças que surgem no nosso dia a dia.

Mas como fazem isso?

Para abrir conta em bancos digitais, por exemplo, só é exigido um celular com câmera e documentos. Se precisar de ajuda para gerenciar o fluxo de caixa da sua empresa, é só baixar um aplicativo. Já se você quiser contratar um seguro, pode personalizar as coberturas que preferir, totalmente online e com atendimento diferenciado.

Outra inovação é o blockchain que, entre outras coisas, permitiu o surgimento de moedas digitais criptografadas.

E não acaba por aí…

Só para que você entenda de fato como essas novidades estão realmente em alta, grandes bancos já começaram a investir no setor. O Bradesco, inclusive, criou o Next, um banco digital que permite ao usuário formular objetivos, estruturar orçamento mensal e até mesmo criar vaquinhas.

A ideia é tornar o mercado mais simples e menos burocrático, o que tem criado infinitas oportunidades de negócios e carreira.

Case de sucesso

Aliada falando sobre tecnologia, mas deixando um pouco as fintechs de lado, a Amazon é um brilhante exemplo de um case de sucesso.

Criada em julho de 1994, em Seattle, nos Estados Unidos, pelo empresário e engenheiro Jeff Bezos, foi chamada inicialmente de Cadabra e começou em uma garagem. Jeff, ex-analista em Wall Street, observando o mercado novo da internet, resolveu abrir o próprio negócio.

Começou vendendo livros pela razão dos mesmos terem um preço baixo e um vasto catálogo disponível para os mais variados gostos. Naquela época, os pedidos eram feitos todos online, o que já era uma grande novidade.

Ela também não tinha um estoque limitado por um armazém. A parceria com atacadistas e distribuidoras fez com que a mesma conseguisse um imenso catálogo de livros. Logo, a Amazon sempre tinha o livro que você queria e o entregava o mais rápido possível.

Em 98, ela começou a vender CDs e DVDs e, no ano seguinte, brinquedos e eletrônicos em geral. Mas foi em 2000 que a grande revolução aconteceu, quando o Marketplace foi lançado.

Isso não é nada mais e nada menos que a venda de produtos de terceiros. Esses tinham um espaço para anunciar no site e pagavam uma taxa extra para cada venda via Amazon.

E ainda foi mais longe…

Em 2006 colocou para funcionar publicamente o Amazon Web Services, além de se tornar a pioneira na venda de e-books posteriormente.

O que eu quero dizer com tudo isso?

É que independente do cenário, você também pode encontrar ou criar uma oportunidade. O seu sucesso e o seu fracasso dependem muito da sua capacidade em fazer boas análises.

Quer saber como?

Com um futuro do Brasil totalmente imprevisível, o Proseek Insights reunirá nomes como Claudio Ferraz, economista-chefe do BTG Pactual, Celson Placido, sócio e estrategista-chefe da XP investimentos e Daniel Spilberg, sócio e gestor do Bahia Asset Management.

E você, vai ficar de fora?

Fontes:

  • Experiência alocando centenas de profissionais no Mercado Financeiro.
  • +100.000 horas observando as movimentações do Mercado.
  • Insights dos Sócios e Diretores das maiores casas de finanças do mundo.