As 4 Grandes Segmentações do Mercado Financeiro

Pensar em mercado financeiro e não lembrar na hora da Bolsa de Valores é praticamente impossível. O problema é que as pessoas acabam esquecendo das 4 grandes segmentações nas quais o mercado se divide.

Eu posso afirmar com toda certeza que se você perguntar a alguém que não tenha conhecimento algum de mercado financeiro o porquê dessa pessoa não tentar iniciar uma carreira, ela vai te dizer que acredita não ter perfil para trabalhar com bolsa.

O conhecimento sobre essas ramificações e as possíveis posições no mercado financeiro são fundamentais para acabar com esse tipo de esteriótipo. Existem diversas oportunidades dentro dessas 4 frentes que podem agradar os mais variados perfis e interesses.

E é por isso que separei cada uma delas para você entender de uma vez por todas.

As 4 Grandes Segmentações do Mercado Financeiro

Veja quais são:

Mercado de Capitais

É o sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização.

O mercado de capitais tem como objetivo direcionar os recursos financeiros da sociedade (poupança) para diversos setores como o comércio, a indústria e diversas outras atividades econômicas. Com isso, o investidor passa a ser melhor remunerado e contribui diretamente para o desenvolvimento do país.

As negociações de ações é a mais conhecida dentro do mercado de capitais. Temos também as debêntures, os commercial papers e muitos outros. Dele fazem parte a bolsa de valores, as sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

Mercado de Crédito

É onde ocorre o processo de concessão e tomada de crédito. Diferentemente do mercado de capitais, os produtos deste sistema tendem a ser ilíquidos.

Por exemplo, nos bancos privados, investidores escolhem seus bancos para emprestarem seu capital esperando retorno sobre esse investimento. Com isso, os bancos escolhem as melhores empresas para emprestar seu dinheiro contando em maximizar os lucros através do spread com o menor risco possível. E é dessa forma que as empresas, depois de adquirir dinheiro em caixa, usufruem do mesmo para suas necessidades.

Já nos bancos públicos a coisa muda um pouco de figura. Ele capta dinheiro através da arrecadação de impostos e da venda de títulos públicos. Nesses títulos, o investidor compra determinado papel que o garante um retorno previamente estabelecido ou fixado em algum dos indicadores da economia.

Mercado de Câmbio

Sistema onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central (BACEN) e entre estes e seus clientes, ou seja, o comércio de moedas.

Por exemplo, um turista brasileiro que deseja viajar para o exterior precisa de moeda estrangeira. Ele obtém essa moeda através da compra mediante um agente autorizado pelo Banco Central. A mesma coisa ocorre quando um turista visita o Brasil, comprando o Real a partir da moeda estrangeira.

É o mercado que determina o valor relativo de diferentes moedas. Além disso, é o maior mercado mundial em termos de dinheiro movimentado diariamente. Conhecido também como FOREX, movimenta mais de 5 trilhões de dólares todos os dias e funciona 24 horas.

Abre às 22:00h GTM de Domingo e fecha às 22:00h GTM de Sexta.

Mercado Monetário

O mercado monetário é aquele para realização de financiamento de curto ou curtíssimo prazo, controlando a liquidez da economia.

Nesse mercado atuam exclusivamente instituições financeiras como bancos e algumas outras com reserva mínima de caixa junto dos bancos centrais. Os prazos do que elas compram e vendem entre si costumam ser de até no máximo 1 ano.

“Um mar de oportunidades”

Entendido todos os conceitos e as principais diferenças de cada mercado, perceba que cada um deles possui uma forma própria de trabalhar e desenvolver os mais diferentes tipos de papéis.

Todos esses 4 grandes mercados possuem muito espaço para profissionais dedicados e especializados através de certificações e cursos variados.

Estude a fundo os diferentes modelos de negócios de cada segmentação do mercado financeiro e não perca a chance de navegar nesse mar de infinitas oportunidades.

Fontes:

  • Experiência alocando centenas de profissionais no Mercado Financeiro.
  • +100.000 horas observando as movimentações do Mercado.
  • Insights dos Sócios e Diretores das maiores casas de finanças do mundo.