A grande preocupação do gestor por soluções que de fato geram resultado

Os desafios de um gestor frente a um mercado cada vez mais complexo são enormes. O seu papel tem se tornado muito mais estratégico do que antes. Assim, não dá mais para desperdiçar tempo com tarefas operacionais ou retrabalhos.

O gestor moderno precisa ser inovador e pensar fora da caixa. É fundamental que ele seja capaz de identificar oportunidades e trazer as melhores soluções para dentro da companhia.

Para isso, detectar problemas e os principais gargalos dentro do seu negócio é essencial no processo de melhoria.

Os resultados que você espera só serão possíveis se a sua equipe estiver trabalhando alinhada em prol dos interesses da empresa.

O alto preço que o seu negócio pode estar pagando

Muito se fala em fazer mais com menos, reduzir custos e ganhar mais dinheiro. Mas como que você pretende fazer tudo isso sem investir no seu pessoal?

Acredito muito no fato da produtividade da sua companhia estar ligada a rentabilidade.

Uma empresa produtiva é aquela que sabe trazer dinheiro para dentro de casa aproveitando da melhor forma o tempo e os recursos que se têm disponíveis.

Se um analista, por exemplo, for capaz de criar uma ferramenta que gera maior eficiência, ele estará contribuindo diretamente nos resultados da companhia. Contudo, ele precisa desenvolver skills que o qualifiquem para isso, o que não acontece do dia para a noite.

Assim, o processo deve ocorrer de forma gradativa e constante, sendo capaz de entender as necessidades e a visão de negócio de cada colaborador.

E se analisarmos a fundo, o treinamento corporativo não é tão complicado.

Complicado é manter um time sem treinamento devido ao seu mindset engessado.

Uma coisa que aprendi é que um time treinado constantemente performa muito melhor do que aquele que acredita não precisar de aprimoramento.

E tem gestor que não fornece esse tipo de treinamento aos seus colaboradores pelo simples fato de não acreditar nos métodos. Acreditam que um time sênior é muito melhor ou têm medo de especializar um funcionário e ele ir embora.

Como se um sênior soubesse de tudo e não precisasse desenvolver habilidades.

Não importa o seu cargo. O ponto é que estamos todos aprendendo e melhorando dia após dia.

E foi devido a nossa preocupação em desenvolver cada vez mais skills que a Proseek entrou em um ritmo acelerado de crescimento.

Você está investindo errado

Se a principal preocupação do gestor na gestão do negócio ainda não é investir no seu próprio pessoal, tenho uma péssima notícia: na minha experiência, isso não é uma estratégia vencedora.

Mas não me entenda mal.

Entendo que a educação corporativa é muito mais do que uma ferramenta de conexão entre o aprendizado e a gestão do conhecimento adquirido.

Ela é uma forma extraordinária de adquirir uma competência voltada para a missão da instituição na qual você está inserido.

É fundamental oferecer um treinamento de excelência aos seus colaboradores.

São eles que poderão ajudar a identificar os pontos que necessitam de melhorias. Após algumas etapas de treinamento corporativo, vão opinar acerca das soluções a serem implementadas.

Afinal, sem eles a companhia não existiria.

Seus colaboradores estarão muito mais engajados e alinhados com a cultura da empresa.

Portanto, assuma de fato sua responsabilidade como gestor. Faça por eles, por você ou pelo negócio, mas faça!

O caminho para o sucesso da sua empreitada certamente será muito mais curto.

Saiba de que forma empresas como a sua buscam resultados por meio do nosso método. 

Fontes:

  • Experiência alocando centenas de profissionais no Mercado Financeiro.
  • +100.000 horas observando as movimentações do Mercado.
  • Insights dos Sócios e Diretores das maiores casas de finanças do mundo.