As carreiras de Agente Autônomo e Consultor de investimentos tem suas diferenças, apesar do trabalho de ambos ser praticamente o mesmo, a legislação não reconhece tal semelhança.

As diferenças estão na remuneração e na formação desses profissionais. Descubra agora quais são…

Como se tornar um AAI ou um Consultor de Investimentos?

Basicamente para ser um agente autônomo, não precisa ter ensino superior, mas é fundamental ter a certificação da Ancord. Sem essa certificação você não pode trabalhar como um profissional AAI.

Já o consultor de investimentos tem duas formas de conseguir pleitear o título, para atuar profissionalmente.

Como é realizada a remuneração?

Coins Beside Ballpens

O Agente Autônomo de Investimentos tem suas receitas oriundas pelos valores dos rebates acordados com a corretora ou administradora de fundos que ele tem contrato.

Rebate é um percentual da receita que o investidor paga pro gestor é direcionado ao agente, por ele ter levado o investidor à gestora.

Já o Consultor de Investimentos pode cobrar uma taxa de consultoria (que pode ser fixa, mensal, trimestral…) aos seus clientes.

Entretanto, especificamente para os clientes que são investidores profissionais, é possível cobrar taxa de performance.

O ponto em comum

O trabalho é similar em ambos os casos. Os profissionais necessariamente precisam acompanhar:

  • Clientes
  • Fundos investidos
  • Cenário de mercado

Além disso, avaliar se as sugestões da corretora ou consultoria estão alinhadas com os objetivos dos seus clientes.

Mas como se diferenciar?

Descubra mais sobre essas profissões e como se destacar no mercado, clicando aqui!

Sobre o Autor

Celson Plácido

Publicado em 09/10/2019

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As pessoas também estão lendo...

Eles são um dos tipos de investimentos mais ofertados no Brasil, por serem uma opção com menor risco de crédito e ideal para investidores com perfis conservadores e moderados. Mas se você quer trabalhar com assessoria de investimentos, precisa ir a fundo e conhecer esses ativos de forma completa.   Como o nome já diz,…
Um dos tipos de ativos mais ofertados no setor de Assessoria de Investimentos são os Fundos de Investimentos.   Em uma rápida definição podemos dizer que um Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos sob forma de condomínio, em que os cotistas possuem os mesmos interesses e objetivos ao investir no mercado financeiro e…
O mercado competitivo e recuperação da economia em 2021 prometem trazer um número maior de oportunidades e grandes chances para os profissionais que desejam atuar no ramo de assessoria de investimentos. O cenário econômico brasileiro mudou. Se antes os investidores conseguiam bons rendimentos com aplicações conservadoras, atualmente com a Selic em 2% e a poupança afundando…

E-book | Erros do Empreendedor

Criar um negócio do zero é doloroso, de verdade. Ninguém quer te ajudar e nada ao seu redor vai facilitar o seu caminho. Mas sabe quanto tempo você tem pra ficar reclamando disso? ZERO. É assim que funciona: ou você aposta, ou você morre. Então esquece de uma vez por todas as probabilidades. Vai lá e constrói a oportunidade que você precisa com os farrapos que encontrar à sua volta.

BAIXE AQUI

E-book | Financial Advisor – O Guia Definitivo

Se você sonha em ter uma carreira de sucesso no ramo de Advisory e não sabe por onde começar, esse e-book certamente é para você. Aqui você poderá conferir tudo sobre o dia a dia e o perfil de pessoas que se destacam nesse mercado.

BAIXE AQUI