4 possibilidades de carreira no Mercado Financeiro

Estabelecer uma carreira sólida no mercado financeiro, o mercado mais competitivo e meritocrático do mundo, não é uma tarefa nada fácil.

As cobranças impostas a esses profissionais são severas e a grande maioria dos cargos exigem dedicação exclusiva.

Com isso, pessoas que desejam crescer nesse mercado devem especializar-se o máximo possível em sua área de atuação.

Mas como nem tudo na vida são pedras…

Graças a grande diversidade de tarefas, o mercado financeiro disponibiliza uma infinidade de áreas de atuação.

E pensando em tirar algumas de suas dúvidas, trouxe para você 4 possibilidades de carreira no mercado financeiro.

Mercado Financeiro

Trader

É o cara que busca ganhar dinheiro no mercado financeiro através de operações mediante a volatilidade do mercado.

Em suma, é a pessoa que compra e vende ações e outros ativos negociados em Bolsa. Normalmente, opera baseado em estratégias de curto ou curtíssimo prazo, conhecidas como Swing Trade e Day Trade respectivamente.

O Swing Trade é basicamente a compra e venda de ações no espaço de tempo de alguns dias ou semanas. Já o Day Trade, são operações de compra e venda que ocorrem no intradiário, ou seja, no mesmo dia.

Seu papel é fundamental para o funcionamento do mercado, uma vez que é ele que ajuda a dar liquidez e precificar os papéis através do volume de operações.

Com relação a curso superior, não existe um bacharel específico para se tornar um trader. Você simplesmente precisará saber sobre conceitos de economia e entender o que influencia o preço dos ativos da Bolsa de Valores.

Além disso, um trader pode trabalhar tanto em uma instituição financeira do mercado quanto em uma corretora, uma gestora ou até mesmo de maneira autônoma.

O importante é se especializar e ter segurança na tomada de decisão.

Investment Banker

Atuantes na área de Investment Banking, o profissional desse ramo normalmente trabalha em uma instituição financeira e tem como objetivo conseguir capital para corporações, governos e outras entidades.

Dentre suas atividades, temos 4 principais:

  • Fusões e Aquisições e Assessoria Financeira (M&A)
  • Mercado de Ações (ECM)
  • Mercado de Dívida (DCM)
  • Project Finance

A primeira delas envolve assessoria em fusões e aquisições, desinvestimentos, reestruturações, cisões, reorganizações e demais operações societárias.

Já a segunda inclui atividades de coordenação, colocação e assessoria em ofertas públicas ou privadas de ações.

No mercado de dívida, é realizada a distribuição e a originação de títulos de renda fixa e vários instrumentos de dívida para empresas e entidades governamentais.

Por último, mas não menos importante, o Project Finance. Essa é uma atividade que buscar dar assessoria financeira, coordenação de emissões e estruturação de financiamentos para projetos de energia e infraestrutura.

Analista de Investimentos

O analista de investimentos é o profissional que fornece suporte ao investidor na tomada de decisão. Além disso, também pode sugerir eventuais mudanças nos investimentos quando julgar necessário.

É através de análises econômicas, de balanços das empresas, do setor e muitas outras que esses profissionais fazem a cotação de um preço justo e efetuam recomendações sobre a compra ou a venda de determinados ativos.

Basicamente, existem dois tipos de análises: Análise Técnica e Análise Fundamentalista.

A Análise Técnica, também conhecida como Análise Gráfica, realiza sua análise a partir de gráficos para recomendar a compra ou a venda de ações.

Essa análise costuma ter objetivo de curto prazo e suas recomendações duram dias ou até mesmo algumas horas.

Já a Análise Fundamentalista baseia-se nos resultados da empresa. Utiliza métricas para compará-los com empresas do mesmo setor e a história de desempenho da própria companhia.

É uma análise que visa mais o longo prazo. Suas recomendações podem durar semanas, meses ou anos.

O analista não necessariamente precisa ser formado em economia. A questão toda é que é exigido dele algumas certificações.

Para analista fundamentalista é preciso tirar o CNPI. Já o analista técnico, o CNPI-T. Se o analista ainda quiser se especializar nas duas funções, caberá a ele tirar os dois certificados, tornando-se um analista sênior com CNPI-P.

Agente Autônomo de Investimentos

Os agentes autônomos de investimentos, conhecidos pela sigla AAI, são facilitadores na compra de um produto financeiro. Têm caráter empreendedor, uma vez que sua remuneração está ligada a percentuais da carteira de investimentos de seus clientes.

Em suma, os agentes autônomos precisam estar associados a alguma corretora de títulos e valores mobiliários para que possam oferecer os produtos da mesma.

Além disso, eles têm o papel de explicar aos seus clientes o funcionamento de aplicações financeiras como renda fixa, ações, fundos de investimento e muitos outros.

Para se tornar um AAI, não necessariamente precisa ser formado em economia, administração ou qualquer outro curso parecido. Basta entender sobre o funcionamento do mercado financeiro e ser aprovado no exame da ANCORD.

Após aprovado, o agente autônomo deverá solicitar seu credenciamento para que possa começar a exercer a profissão.

Perfil de um profissional

Se depois de ler um pouco sobre essas carreiras você ainda estiver interessado em trabalhar no mercado financeiro, preste bastante atenção.

O primeiro passo é estudar o máximo que você puder sobre conteúdos acerca desse ramo.

Isso mesmo!

Não poupe esforços em aprender. Faça cursos e se especialize no assunto.

Além disso, ter um inglês fluente e saber mexer em excel são duas coisas fundamentais. Mas, se quiser ir mais longe, procure desenvolver habilidades em alguma linguagem de programação como o VBA, por exemplo.

Outro ponto muito importante é a conquista de certificados. Procure tirar certificações que estejam envolvidas com a sua área de interesse.

Depois de conquistada a tão sonhada vaga eu te deixo mais um recado: não se acomode.

O mercado financeiro detesta pessoas preguiçosas. Se construir uma carreira nesse ramo for realmente o seu sonho, dê o seu melhor em tudo que se propuser a fazer.

Com isso, não tenha dúvidas, os resultados virão.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

On Key

Related Posts

E-book

Erros do Empreendedor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

E-book

Erros do Empreendedor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

E-book

Erros do Empreendedor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.